A AMSIC – Associação Mais Santarém Intervenção Cívica lançou terça-feira, dia 12, uma petição pela construção de um novo jardim num terreno livre no centro da cidade.

A petição pela transformação num jardim público do terreno conhecido por Ferro de Engomar, junto ao centro comercial W Shopping foi lançada no jantar/ debate comemorativo do 6.º aniversário da AMSIC, que teve como orador convidado o vereador da Câmara, Nuno Russo, sobre o tema “Espaços verdes e jardins de Santarém”.

A campanha para a construção do novo jardim arrancou com a apresentação de um vídeo promocional e o lançamento de uma Petição Pública a ser entregue ao Presidente da Assembleia Municipal para que a proposta seja apreciada pelo Município.

A petição tem como primeiros subscritores Armando Leal Rosa (Associação Mais Santarém-Intervenção Cívica), Carlos Guedes de Amorim (Arquitecto), Francisco Manuel Pombas (Associação

de Moradores do Centro Histórico de Santarém), Gustavo Pimentel (Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico e Cultural de Santarém), Hermínio Martinho (Santa Casa da Misericórdia de Santarém), José-Augusto Rodrigues (Arquitecto), José Diogo Mateus (Urbanista-Professor Universitário), Jorge Custódio (Historiador- Professor Universitário), Paulo Nazareth Barbosa (Solicitador- GFEC), e Pedro Passos Canavarro (Historiador).

Os promotores e subscritores desta petição vêm sugerir/exigir ao executivo da autarquia uma ação rápida neste espaço conhecido por Ferro de Engomar, com cerca de 900 m2, central e nobre da cidade, privado, mas abandonado há muitos anos.

O terreno está inserido na área protegida do centro histórico, e inclui um troço da muralha fernandina de interesse histórico e arqueológico, o que torna quase impossível o licenciamento de qualquer projecto de construção em propriedade horizontal.

Os promotores consideram que “a sua conversão numa zona verde e de lazer, constituiria um benefício importante para a cidade, em especial para os moradores da zona e uma área de conforto e passeio para as dezenas de idosos que habitam nas proximidades.

A preservação e visibilidade da muralha fernandina inserida nesse espaço, iria permitir que a mesma fosse reabilitada e constituísse mais um pólo de atração naquela área.

“A chamada de atenção da comunidade scalabitana para este tema e a revindicação junto das autoridades municipais para o início de negociações com os proprietários e que através de compra, permuta, comodato, ou expropriação, é um imperativo da cidadania activa que move os subscritores desta petição”.

“Todos esperamos que esta petição possa provocar o início de um processo que leve à transformação de um espaço com tanto potencial, agora abandonado, numoutro de utilidade pública e de usufruto dos scalabitanos e visitantes”, referem.

Filipe Mendes

A petição pode ser consultada em: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT117664

Leia também...

Festas em família para celebrar para os 49 anos da Revolução dos Cravos em Santarém

Com o 25 de Abril a dar o tom aos próximos dias, a festa faz-se com concerto de António Zambujo, ‘Há Festa no Jardim’,…

Penas suspensas de prisão para três arguidos no caso do acidente que vitimou Sara Carreira

O Tribunal de Santarém condenou hoje a penas suspensas de prisão os três arguidos acusados de homicídio no caso do acidente que vitimou a…

Milhares de migrantes esperados hoje e quarta-feira para peregrinação de agosto a Fátima

Milhares de migrantes são esperados hoje e na quarta-feira no Santuário de Fátima, para a peregrinação internacional de 12 e 13 de agosto, presidida…

Santuário de Fátima lança livro sobre jornal centenário Voz da Fátima

A importância do jornal Voz da Fátima, que assinalou um século de publicação ininterrupta em Outubro, está registada num livro com textos de vários…