A Loja do Cidadão de Santarém registou no primeiro semestre de 2018 um aumento de 8,43 por cento no número de atendimentos realizados, quando comparado com o período homólogo de 2017. Este espaço de serviços atendeu nos primeiros seis meses do ano 95.769 utentes, mais 7.449 que no mesmo período de 2017.
Os indicadores de 2018 demonstram a importância que este espaço tem na relação dos vários serviços públicos e privados aí existentes com a população da região, garantindo uma maior proximidade e facilidade de acesso aos serviços da administração pública e a serviços essenciais como os de abastecimento de água, electricidade e gás das suas habitações.
Dos vários serviços presentes na Loja do Cidadão de Santarém, destaca-se o Espaço Cidadão, com um crescimento no primeiro semestre de 2018 de 44 por cento no número de atendimentos efectuados, e onde a partir de dia 01 de Agosto, já é possível proceder à renovação do Cartão de Cidadão.
A renovação do Cartão de Cidadão tem algumas restrições, podendo ser renovado apenas nas seguintes situações:
– Cidadãos com nacionalidade Portuguesa, com idade igual ou superior a 25 anos, cujo o Cartão de Cidadão tenha sido, perdido, danificado ou furtado, esteja cancelado ou se pretenda efectuar o respectivo cancelamento e esteja dentro do prazo de validade com as impressões digitais validadas no Cartão de Cidadão que vai ser alvo de substituição/renovação;
– Cidadãos com nacionalidade Portuguesa, com idade igual ou superior a 60 anos, cujo Cartão de Cidadão se encontre no fim de validade;
– Representante legal do Cidadão interdito ou inabilitado por anomalia psíquica e para o qual se pretende realizar a renovação do seu Cartão de Cidadão.
Para este crescimento contribuiu também a abertura do Espaço Empresa, numa parceria entre o Município de Santarém e o IAPMEI, que desde Abril disponibiliza um conjunto de serviços a todos os empresários que queiram investir na região e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento do concelho de Santarém.