Foto ilustrativa

Centenas de ocorrências foram hoje registadas no distrito de Santarém após a passagem da depressão Kristin, tendo sido acionado o Plano Distrital de Emergência, disse hoje à Lusa fonte da Proteção Civil.

Além de quedas de árvores e de postes de eletricidade, a depressão Kristin causou danos em várias estruturas, corte de estradas e escolas encerradas naquele distrito.

As autoridades preveem que a normalização completa da situação possa demorar vários dias.

Na região do Médio Tejo, o comandante sub-regional da Proteção Civil, David Lobato, disse à Lusa que há vários desalojados, mas não soube dizer quantos ou dar mais informação.

Há ainda a registar escolas encerradas nomeadamente em Sardoal, o corte de várias estradas e danos significativos em diversas estruturas.

Os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Ourém e Tomar acionaram os respetivos Planos Municipais de Emergência.

Afirmando que a depressão teve um impacto “muito significativo” nos 11 concelhos daquela sub-região, David Lobato frisou que os bombeiros e os serviços de proteção civil encontram-se “fortemente empenhados na resolução das situações mais urgentes”.

A Proteção Civil do Médio Tejo já solicitou reforços para dar resposta às necessidades no terreno, estando em curso trabalhos de remoção de ramos e árvores das vias, com o objetivo de restabelecer a circulação rodoviária.

No concelho de Santarém, o vereador da Câmara Municipal com o pelouro da Proteção Civil disse à Lusa que há a registar cerca de uma centena de ocorrências, sobretudo quedas de árvores e estruturas, e que não há registo de feridos.

Segundo Emanuel Campos, o pico da tempestade ocorreu por volta das 03:30 e, durante a madrugada, foram ativados cerca de 60 bombeiros das quatro corporações do concelho, apoiados por 20 elementos dos serviços municipais.

Pelas 14:00 permaneciam ainda afetadas a Estrada Nacional 567, em Casével, e uma rua secundária na freguesia de Romeira e Várzea, devido à queda de postes de eletricidade e comunicações.

A depressão provocou ainda falhas pontuais no fornecimento de energia elétrica em várias localidades, incluindo Póvoa de Santarém, Pernes, Abitureiras, Azóia de Baixo e Caneiras.

Também na Lezíria do Tejo, os efeitos da depressão Kristin provocam múltiplas ocorrências, com vários concelhos a reportarem cortes de vias, danos em infraestruturas e falhas no abastecimento de energia e água.

No concelho da Chamusca, a estrada da Caniceira encontra‑se “cortada ao trânsito por tempo indeterminado” devido à queda de várias árvores, indicou o município.

Em Coruche, além de quedas de árvores, acumulação de detritos em várias vias e cortes de estradas, a câmara alertou para o risco de “alagamento e submersão de estradas e caminhos” devido à subida do rio Sorraia.

Na Golegã, as piscinas municipais foram também afetadas pelo mau tempo, a Casa‑Estúdio Carlos Relvas encontra‑se encerrada para trabalhos de limpeza e estão cortadas a Estrada Nacional (EN) 243, nos sentidos Riachos/Golegã e Golegã/Riachos, e a EN 365/4 entre Golegã e Mato de Miranda.

Também em Salvaterra de Magos há várias estradas cortadas e, em Alpiarça, a tempestade provocou falhas de energia elétrica em várias zonas do concelho e cortes de água.

Segundo o município, poderão ainda ocorrer “condicionamentos no abastecimento público de água nas próximas horas” devido a falhas energéticas e danos em infraestruturas.

A passagem da depressão Kristin pelo território português provocou pelo menos dois mortos e vários desalojados, com a Proteção Civil a registar certa de 3.300 ocorrências entre as 00:00 e as 12:00 de hoje.

Quedas de árvores e de estruturas foram as principais ocorrências, tendo as sub-regiões mais afetadas sido Leiria, Coimbra, Lisboa, Península de Setúbal, Oeste, Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Aveiro.

Vento, chuva, neve e agitação marítima têm motivado o corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, bem como o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, até às 23:59 de hoje em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

ALPIAGRA’22 de cara lavada para dinamizar economia alpiarcense

A Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, está de regresso à vila para a 40ª edição que vai decorrer até 28 de…

Arqueóloga e investigadora Ana Rosa Cruz morre aos 63 anos

A arqueóloga Ana Rosa Cruz, de 63 anos, foi encontrada sem vida em sua casa, em Tomar, cidade em cujo Instituto Politécnico leccionava desde…

Teatro Virgínia recebe concerto de Paulo de Carvalho

Paulo de Carvalho vem a Torres Novas para um espectáculo integrado na tour Informal no próximo dia 9 de Fevereiro. O concerto terá lugar…

João Vieira Borges faz análise geopolítica em Santarém

O Major-General João Vieira Borges é o orador convidado pelo Rotary Clube de Santarém para o jantar-palestra de fevereiro, mês rotário da Consolidação da…