Rui Marques Leitão, atleta do Grupo de Futebol Empregados do Comércio (GFEC) ‘Caixeiros’, classificou-se na quinta posição em single e doubles, no Tarrafal Challenger Cup, etapa do calendário da FITEQ – Fédération Internationale de Teqball, que se realizou no passado fim-de-semana, na ilha de Santiago, em Cabo Verde.
Rui Leitão, de 48 anos, o único atleta nacional a participar, foi apenas eliminado nos quartos-de-final em singles. O último jogo foi realizado frente ao jogador Julien Grondin, 4º do Ranking Mundial de Teqball, tendo o atleta escalabitano perdido nos parciais por 12-6 e 12-4.
Na prova de Doubles do Tarrafal Challenger Cup, o teqer português teve como parceiro o atleta cabo-verdiano, Lauro Bruno, e classificou-se em 2º lugar do Grupo A, com duas vitórias e duas derrotas. A dupla apenas não seguiu para as meias-finais da prova porque perdeu no critério de desempate. A dupla classificou-se em 5º no torneio de doubles.
“Para mim foi um orgulho, partilhar este espaço com quatro atletas do top 8 mundial e com os meus colegas lusos [juiz-árbitro e responsável da organização]. Um momento emocionante para mim, por tudo o que representou a minha participação e o meu percurso nesta prova”, destaca Rui Marques Leitão.
A Competição contou com a presença de alguns dos melhores teqers mundiais, onde participaram atletas cabo-verdianos, portugueses, franceses e romenos, estes últimos que venceram a competição.
O escalabitano aproveitou a ocasião para entregar à presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, presidente da Federação de Teqball de Cabo Verde e ao presidente da Câmara do Tarrafal, uma lembrança do Município de Santarém.