A escalabitana Marta Carvalho sagrou-se campeã nacional de esqui alpino na disciplina de slalom gigante, numa prova realizada na Estância da Serra da Estrela, com condições atmosféricas adversas.

Marta Carvalho, de 17 anos, natural de Santarém e atleta do Ski Clube de Portugal, foi a melhor nas duas descidas e conquistou o primeiro título sénior, com um tempo de 52,736 segundos, à frente da colega de equipa Bárbara Silva, que terminou em 53,726 segundos, e da individual Maria da Luz Vasconcelos, a terceira mais rápida, com um tempo de 55,829.

Após vários títulos nos escalões de formação, Marta Carvalho vincou a satisfação por conquistar o primeiro lugar do pódio em absolutos.

“As condições eram adversas. Além da péssima visibilidade, estava muito nevoeiro, estava vento, frio e a neve não estava rápida, mas para mim correu bem. Este era um dos meus objetivos e dá-me mais motivação para continuar a trabalhar”, referiu a vencedora.

Apesar da reduzida visibilidade, o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, Pedro Farromba, disse terem conseguido assegurar as condições de segurança exigidas para organizar a prova, enalteceu a competição “participada, com atletas de muitas idades” e o regresso do campeonato nacional.

“Voltamos muito bem, com uma grande festa do esqui. Esperamos ainda esta época fazer o slalom, que vai depender das condições atmosféricas, e o campeonato nacional de snowboard. Hoje, era muito difícil fazer as duas provas no mesmo traçado, porque a neve está muito mole e já seria difícil garantir as condições de segurança”, enfatizou Pedro Farromba, em declarações à agência Lusa.

O nevoeiro, a reduzida visibilidade e as condições da neve, muito mole, obrigaram a adiar, para data a anunciar, o campeonato nacional de slalom.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…