Está cumprida a primeira grande aventura de Victor Faria, atleta de futsal do Vitória Clube de Santarém, com as cores de Portugal.
O ala do escalão vitoriano de iniciados, que vem brilhando intensamente no clube e na Seleção Distrital da Associação de Futebol de Santarém, desfrutou de uma experiência inesquecível no estágio de preparação da Seleção Nacional Sub-15 de Futsal, que teve lugar entre os dias 18 e 21 de janeiro, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Na companhia dos maiores craques do País nesta categoria etária, o jovem de 14 anos, evoluiu perante o olhar atento da equipa técnica liderada por Emídio Rodrigues e do próprio melhor selecionador nacional do Mundo, Jorge Braz, que contactou com mais uma geração promissora em vésperas da partida para o Campeonato Europeu de Futsal, na Eslovénia.
Nota ainda para o facto de, na FPF Arena Portugal, ter evoluído também outro atleta com passado na formação do clube, Tomás Fernando, que, há duas temporadas, transitou da academia vitoriana para o Sporting Clube de Portugal.
Indicadores que revelam a qualidade do trabalho que vem sendo realizado no laboratório do Vitória Clube de Santarém e que lhe valem, atualmente, um estatuto de referência no plano do futsal de formação nacional.
Sub-19 femininas colocam Benfica em sentido
Na vertente feminina, começam a faltar adjetivos para classificar o percurso que está a ser palmilhado pela equipa de juniores de futsal do Vitória Clube de Santarém. O mais recente capítulo de uma época de categoria foi redigido no passado domingo, no reduto do Sport Lisboa e Benfica, onde, apesar de um desaire tangencial por 4-3, as vitorianas disputaram o resultado até ao último lance do desafio.
Na 2.ª jornada da fase que reúne os melhores 16 clubes do Campeonato Nacional Sub-19 de Futsal Feminino, as vitorianas adiantaram-se no marcador com um golo madrugador da internacional portuguesa Maria Ferreira, naquele que constituiu, desde logo, um sério indício da personalidade e ambição da equipa comandada por Ana Matias diante de uma das melhores formações portuguesas.
Depois da reviravolta encarnada, Nonô Pereira chegou ainda a colocar o score em 2-2, mas a reduzida quantidade de opções ao dispor do conjunto escalabitano ditou uma quebra física que se revelaria fatal, com o Benfica a aproveitar para conquistar uma vantagem de 4-2.
Ainda assim, o 4-3 rubricado por Maria Ferreira, já no segundo tempo, permitiu ao Vitória acreditar numa proeza, tendo mesmo terminado os últimos minutos, com personalidade, a pressionar as adversárias.
Apesar da derrota, louve-se a exibição rubricada por uma equipa que se apresentou apenas com oito atletas, todas elas sub-15 e sub-17 (com exceção da guarda-redes), e que continua a aguardar por novos reforços para a fase mais importante da temporada.
Confira aqui todos os resultados e marcadores dos jogos de futsal do Vitória C. Santarém entre 22 e 26 de janeiro:
SENIORES MASCULINOS: SC Vila Verde, 5 x Vitória C. Santarém, 4
(João Fitas, Luís Menino, André Paulo, Nuno Menino)
SENIORES FEMININOS: UA Povoense, 4 x Vitória C. Santarém, 1
(Autogolo)
JUNIORES FEMININOS: SL Benfica, 4 x Vitória C. Santarém, 3
(Maria Ferreira 2, Nonô Pereira)
JUNIORES MASCULINOS: Vitória C. Santarém, 5 x Benavente FC, 5
(Rafa Teixeira 2, Didi, Gui Cunha, Carlos Bernardino)
JUVENIS MASCULINOS: CAD Coruche, 1 x Vitória C. Santarém, 8
(Emanuel Tavares 3, Gui Carvalho 2, Guilherme Fabiano 2, Duarte Carvalho)
Vitória C. Santarém, 8 x Laranja Mecânica FC, 4
(Gui Carvalho 2, João Esteves, Gabriel Falcão, Duarte Carvalho, Emanuel Tavares, Martim Tomás, autogolo)
NS Cartaxo, 0 x Vitória C. Santarém, 8
(João Esteves 2, Francisco Natas 2, Gabriel Falcão, Emanuel Tavares, Martim Tomás, autogolo)
INICIADOS “AZUIS”: CB Golegã, 4 x Vitória C. Santarém, 9
(Victor Faria 5, Miguel Rodrigues 2, Bernardo Carmo, Simão Coelho)
INICIADOS “BRANCOS”: CR Casal do Grilo, 1 x Vitória C. Santarém, 4
(Afonso Silva, Kiko Simões, Lourenço Cintrão, Tomás Faifa)
INFANTIS: Vitória C. Santarém, 3 x CDR Águias Unidas, 3
(Simão Santos 2, Isabel Inácio)
Vitória C. Santarém,7 x Internacional SC, 0
(Afonso Duarte 3, Tomé Santos 2, Afonso Neves, Gonçalo Simões, Manuel Monteiro)
