A Associação de Futebol de Santarém já estabeleceu uma parceria com oito municípios do distrito de Santarém, para assegurar a realização de testes aos atletas da formação inscritos nos clubes, de forma a permitir o regresso à actividade desportiva.

A parceria entre a AFS e as autarquias de Abrantes, Almeirim, Benavente, Coruche, Ourém, Santarém, Rio Maior e Tomar, surge da obrigatoriedade da realização de um teste à covid-19 antes do regresso às actividades desportivas dos escalões de formação. Os testes são serão realizados com o apoio autoridades de saúde locais e em alguns destes concelhos

No caso do concelho de Santarém, os atletas serão testados , nos dias 17 e 24 de Abril e 1 de Maio, da 14h00 às 17h00, no Pavilhão Gimnodesportivo da Ex-EPC. A testagem será dirigida aos escalões de infantis e iniciados, bem como a outros atletas que jogando no escalão de juvenis ainda não frequentem o Ensino Secundário. Os escalões juvenis e juniores como frequentam o Ensino Secundário irão realizar o mesmo teste nos estabelecimentos de ensino e o seu resultado será também válido para apresentação no clube.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, afirma esta é uma medida “muito importante, porque vai permitir o que todos ansiávamos: o regresso do desporto. A Câmara Municipal de Santarém vai também alargar a todas as modalidades”.

O autarca escalabitano espera que não se tenham perdido muitos atletas e que não existam retrocessos no desconfinamento.

Já Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, destaca que esta é “uma medida muito importante porque esta é a forma de garantir que os jovens regressem com mais segurança à prática desportiva, em particular no futebol. É com parcerias e cumprir esta função que conseguimos mais segurança para os nossos atletas”.

Para Luís Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, esta retoma deve ser feita com a máxima segurança e esta acção vai contribuir decisivamente para isso.

“A Câmara e a Associação estão ambas do lado da solução e com testes céleres conseguimos garantir um regresso em segurança”, assinala.

Esta norma para as competições desportivas de formação determina ainda que a realização deste teste tenha por base a tipologia de modalidades desportivas relativamente ao número de pessoas envolvidas e as características das mesmas. Assim, estão dispensadas da realização de testes as modalidades de baixo risco, sendo que as de médio risco têm que realizar testes a 50 por cento dos atletas e as de alto risco a 100 por cento dos atletas.

Leia também...

Caixeiros conquistam primeiro título no Circuito Nacional de Teqball

A freguesia de Marinhais recebeu, no sábado, dia 9 de Abril, a…

28.º aniversário assinala melhor época de sempre do emblema vitoriano

O Vitória Clube de Santarém celebrou, no passado dia 11 de agosto,…

Câmara de Santarém adquire terrenos para futura instalação da ‘Cidade Desportiva’

A Câmara Municipal de Santarém efectuou hoje a escritura de compra de,…

Footkart promove formações certificadas para treinadores

O Footkart EFKA em parceira coma empresa “Alto Rendimento – Formação Profissional”…