A Associação de Futebol de Santarém já estabeleceu uma parceria com oito municípios do distrito de Santarém, para assegurar a realização de testes aos atletas da formação inscritos nos clubes, de forma a permitir o regresso à actividade desportiva.

A parceria entre a AFS e as autarquias de Abrantes, Almeirim, Benavente, Coruche, Ourém, Santarém, Rio Maior e Tomar, surge da obrigatoriedade da realização de um teste à covid-19 antes do regresso às actividades desportivas dos escalões de formação. Os testes são serão realizados com o apoio autoridades de saúde locais e em alguns destes concelhos

No caso do concelho de Santarém, os atletas serão testados , nos dias 17 e 24 de Abril e 1 de Maio, da 14h00 às 17h00, no Pavilhão Gimnodesportivo da Ex-EPC. A testagem será dirigida aos escalões de infantis e iniciados, bem como a outros atletas que jogando no escalão de juvenis ainda não frequentem o Ensino Secundário. Os escalões juvenis e juniores como frequentam o Ensino Secundário irão realizar o mesmo teste nos estabelecimentos de ensino e o seu resultado será também válido para apresentação no clube.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, afirma esta é uma medida “muito importante, porque vai permitir o que todos ansiávamos: o regresso do desporto. A Câmara Municipal de Santarém vai também alargar a todas as modalidades”.

O autarca escalabitano espera que não se tenham perdido muitos atletas e que não existam retrocessos no desconfinamento.

Já Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, destaca que esta é “uma medida muito importante porque esta é a forma de garantir que os jovens regressem com mais segurança à prática desportiva, em particular no futebol. É com parcerias e cumprir esta função que conseguimos mais segurança para os nossos atletas”.

Para Luís Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, esta retoma deve ser feita com a máxima segurança e esta acção vai contribuir decisivamente para isso.

“A Câmara e a Associação estão ambas do lado da solução e com testes céleres conseguimos garantir um regresso em segurança”, assinala.

Esta norma para as competições desportivas de formação determina ainda que a realização deste teste tenha por base a tipologia de modalidades desportivas relativamente ao número de pessoas envolvidas e as características das mesmas. Assim, estão dispensadas da realização de testes as modalidades de baixo risco, sendo que as de médio risco têm que realizar testes a 50 por cento dos atletas e as de alto risco a 100 por cento dos atletas.

Leia também...

Seleção portuguesa de futsal empata com Ucrânia em jogo de preparação em Rio Maior

A selecção portuguesa de futsal empatou ontem 2-2 com a Ucrânia, no primeiro de dois jogos de preparação para a fase de qualificação para…

Câmara de Santarém coloca mesa de Teqball para uso público no Sacapeito

As traseiras da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, no Sacapeito, cidade de Santarém, tem agora mais um ponto de atracção para os amantes do…

Almeirim recebe Corrida de São Silvestre

São já mais de 600 o número de inscritos para a primeira edição da Corrida de São Silvestre que irá decorrer no dia 30…

Nautique WWA Wakeboard World Championships de regresso a Ferreira do Zêzere

A Albufeira de Castelo de Bode, em Ferreira do Zêzere, vai voltar a ser o palco do maior evento de Wakeboard do mundo de…