Atletas da região nomeados para melhor atleta do ano na 24.ª Gala do Desporto

Os atletas da região Inês Henriques, Patrícia Sampaio e João Vieira estão nomeados para o galardão de melhor atleta do ano na 24.ª Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Inês Henriques e Patrícia Sampaio estão nomeadas para melhor atleta feminino, que tem como actual detentora a marchadora de 39 anos, campeã europeia dos 50km marcha em 2018. Teresa Portela (canoagem), Ana Margarida Filipe (atletismo paralímpico), Vanessa Marques (futebol) são as restantes atletas nomeadas.

João Vieira, que venceu a medalha de prata dos 50 km marcha no Campeonato do Mundo de atletismo em Doha, disputa o galardão de melhor atleta do ano com Fernando Pimenta (canoagem), Jordan Santos (futebol de praia), Jorge Fonseca (judo) e Frederico Morais (surf). Os cinco desportistas disputam o troféu de melhor atleta masculino do ano, vencido no ano passado pelo motociclista Miguel Oliveira.

O Sporting colocou as equipas de atletismo e de judo entre as cinco nomeadas para equipa do ano, juntamente com a equipa k4 500 metros masculinos (canoagem), a seleção A masculina de futebol e a seleção nacional sénior masculina de hóquei em patins.

A disputar o galardão de treinador do ano estão o seleccionador português de futebol, Fernando Santos, Paulo Pereira, do andebol, que disputou o campeonato europeu da modalidade, o seleccionador português campeão mundial de hóquei em patins, Renato Garrido, Rui Fernandes, da canoagem, e Pedro Soares, treinador do judoca Jorge Fonseca, com um deles a suceder a Hélio Lucas (canoagem).

Na categoria de jovem promessa, a atleta Mariana Machado, vencedora na edição transacta, tem como adversários o futebolista João Félix, a ciclista Maria Martins, a judoca Raquel Brito e Raffaele Stroti, do râguebi.

O diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Pauleta, manifestou orgulho em ver o futebol representado em todas as categorias a concurso, assim como o judo, que contou com a presença do ex-bronze olímpico Nuno Delgado, que apontou a Tóquio2020 na perspectiva de trazer mais alegrias na modalidade.

A 24.ª Gala do Desporto tem lugar no dia 29 de Janeiro, no Casino Estoril, com a votação aberta agora ao público, que pode escolher os seus favoritos em cada categoria.

Lista dos nomeados:

– Atleta masculino:

. João Vieira (atletismo)

. Fernando Pimenta (canoagem)

. Jordan Santos (futebol de praia)

. Jorge Fonseca (judo)

. Frederico Morais (surf)

– Atleta feminino:

. Inês Henriques (atletismo)

. Teresa Portela (canoagem)

. Ana Margarida Filipe (atletismo paralímpico)

. Vanessa Marques (futebol)

. Patrícia Sampaio (judo)

– Equipa:

. Sporting Clube de Portugal (atletismo)

. K4 500 metros masculinos (canoagem)

. Seleção A masculina (futebol)

. Sporting Clube de Portugal (judo)

. Seleção portuguesa sénior masculina (hóquei em patins)

– Treinador:

. Paulo Pereira (andebol)

. Rui Fernandes (canoagem)

. Fernando Santos (futebol)

. Pedro Soares (judo)

. Renato Garrido (hóquei em patins)

– Jovem promessa:

. Mariana Machado (atletismo)

. Maria Martins (ciclismo)

. João Félix (futebol)

. Raquel Brito (judo)

. Raffaele Stroti (râguebi)

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS