Ricardo Batista e Maria Tomé, atletas do Clube de Natação de Torres Novas, estiveram presentes no Test Event dos Jogos Olímpicos de Paris, que se realizou entre 17 e 20 de Agosto, na capital francesa.
A menos de um ano de início dos Jogos Olímpicos, esta prova teste serviu para testar em termos operacionais, a realização da competição olímpica, no próximo ano, e contando também para a qualificação olímpica dos atletas presentes.
O atleta torrejano, que se sagrou recentemente campeão europeu de triatlo em elites, deslocou-se a Paris, para participar na prova realizada na sexta-feira de manhã, em distância olímpica (1,5km/natação, 40km/ciclismo e 10km/corrida), e alcançou o 22º lugar entre os 65 melhores atletas mundiais presentes neste evento, com um tempo de 1h42m43s.
Não tendo realizado um segmento de natação ao seu nível, Ricardo Batista integrou o segundo grupo no segmento de ciclismo, juntamente com o atleta do Benfica, Vasco Vilaça, e face a uma boa entreajuda neste grupo, conseguiram alcançar os que se encontravam a pedalar na frente da competição. Na corrida, saíram cerca de 50 atletas juntos do parque de transição, pelo que, as posições finais ficaram definidas neste segmento. Ricardo Batista realizou a prova e terminou no 22º lugar, enquanto Vasco Vilaça alcançou o 2º lugar, na prova que foi ganha por Alex Yee da Grã-Bretanha.
No setor feminino, Maria Tomé entrou em acção na quinta-feira, juntamente com a atleta do Benfica, Mélanie Santos. As atletas portuguesas com boas prestações, realizaram um excelente teste para Paris 2024, tendo a atleta do Clube de Natação de Torres Novas, Maria Tomé, terminado no 51º lugar, e Mélanie Santos no 47º lugar.
No domingo, a presença dos portugueses neste Test Event para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi coroada com um excelente 5º lugar, na prova de estafetas mistas, com 21 seleções presentes compostas pelos melhores triatletas mundiais, conseguindo desta forma uma boa pontuação no ranking de qualificação olímpica.
A equipa portuguesa constituída por Ricardo Batista, Maria Tomé, (atletas do Clube de Natação de Torres Novas), Vasco Vilaça e Mélanie Santos (atletas do Benfica), ficou apenas a 23 segundos da equipa alemã que venceu a prova, e a cinco segundos do pódio, que foi também constituído pela equipa inglesa e belga. Esta prova foi transformada em duatlo super-sprint, com o cancelamento do segmento de natação, devido à qualidade da água que o rio Sena apresentava, depois da chuva que se abateu sobre Paris no dia anterior.