A Câmara Municipal de Santarém solicitou à Assembleia Municipal que declare os pombos como uma praga urbana na área urbana da União de Freguesias da Cidade de Santarém.

A deliberação do executivo municipal foi tomada na segunda-feira, 9d e Novembro, em reunião de Câmara.

A autarquia escalabitana considera que há “evidências de superpovoação de pombos na cidade”, e refere mesmo que a proliferação dos mesmos “acarreta riscos para a saúde pública, ambiente e património, e que compete aos municípios o controlo da população excessiva de pombos errantes em espaço urbano”.

Recorde-se que, a autarquia de Santarém contratou, no passado Verão e durante seis meses, a empresa T Falcon para percorrer as ruas do Centro Histórico de Santarém para combater a praga de pombos existentes no centro da cidade.

O método trazido pela empresa de falcoaria T Falcon consiste na libertação de aves de rapina, águias e falcões de Harris, que de uma forma natural conseguem afastar os pombos. Uma medida enquadrada pela actividade de falcoaria numa arte milenar, reconhecida como Património Cultural Imaterial da UNESCO no ano de 2010.

Leia também...

Câmara de Santarém investe mais de 300 mil euros para substituir relvado do Amiense

Foi aprovado na reunião de Câmara de segunda-feira, dia 18 de Fevereiro,…

Padre de Ourém quer levantamento da suspensão das missas comunitárias

Um padre da Diocese de Leiria-Fátima defendeu que os bispos devem levantar…

16 detidos por tráfico de droga às portas de festa no Cartaxo

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Destacamento Territorial de…
Foto de Arquivo

Funcionário de empresa de reboques ferido com gravidade

Um funcionário de uma empresa de reboques foi ferido com gravidade pela…