A Câmara Municipal de Santarém solicitou à Assembleia Municipal que declare os pombos como uma praga urbana na área urbana da União de Freguesias da Cidade de Santarém.

A deliberação do executivo municipal foi tomada na segunda-feira, 9d e Novembro, em reunião de Câmara.

A autarquia escalabitana considera que há “evidências de superpovoação de pombos na cidade”, e refere mesmo que a proliferação dos mesmos “acarreta riscos para a saúde pública, ambiente e património, e que compete aos municípios o controlo da população excessiva de pombos errantes em espaço urbano”.

Recorde-se que, a autarquia de Santarém contratou, no passado Verão e durante seis meses, a empresa T Falcon para percorrer as ruas do Centro Histórico de Santarém para combater a praga de pombos existentes no centro da cidade.

O método trazido pela empresa de falcoaria T Falcon consiste na libertação de aves de rapina, águias e falcões de Harris, que de uma forma natural conseguem afastar os pombos. Uma medida enquadrada pela actividade de falcoaria numa arte milenar, reconhecida como Património Cultural Imaterial da UNESCO no ano de 2010.

Leia também...

Homem detido por cultivo de estupefacientes

Um homem de 50 anos foi detido por cultivo de estupefacientes (cannabis) no concelho de Ferreira do Zêzere. Em comunicado, a GNR refere que…

José Mira Potes demite-se da direcção do Politécnico de Santarém

O presidente do Politécnico de Santarém, José Mira Potes, demitiu-se esta quinta-feira, 27 de Fevereiro, na sequência de divergências com os directores das cinco…

Suspeito de ter ateado dois fogos em Rio Maior acusado pelo Ministério Público

O Ministério Público deduziu acusação contra o homem preso preventivamente na sequência de dois incêndios florestais, ateados no período de três horas, ocorridos no…

Requalificação da Fonte de Nabais inaugurada este sábado

As obras de requalificação da Fonte de Nabais, na União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém (UF) foram inauguradas…