A Câmara Municipal de Santarém solicitou à Assembleia Municipal que declare os pombos como uma praga urbana na área urbana da União de Freguesias da Cidade de Santarém.

A deliberação do executivo municipal foi tomada na segunda-feira, 9d e Novembro, em reunião de Câmara.

A autarquia escalabitana considera que há “evidências de superpovoação de pombos na cidade”, e refere mesmo que a proliferação dos mesmos “acarreta riscos para a saúde pública, ambiente e património, e que compete aos municípios o controlo da população excessiva de pombos errantes em espaço urbano”.

Recorde-se que, a autarquia de Santarém contratou, no passado Verão e durante seis meses, a empresa T Falcon para percorrer as ruas do Centro Histórico de Santarém para combater a praga de pombos existentes no centro da cidade.

O método trazido pela empresa de falcoaria T Falcon consiste na libertação de aves de rapina, águias e falcões de Harris, que de uma forma natural conseguem afastar os pombos. Uma medida enquadrada pela actividade de falcoaria numa arte milenar, reconhecida como Património Cultural Imaterial da UNESCO no ano de 2010.

Leia também...

Lar onde ocorreu incêndio em Abrantes não está licenciado

O lar de idosos em Rossio ao Sul do Tejo, em Abrantes,…

Peregrinação fluvial transporta Senhora dos Aveiros e do Tejo entre Portugal e Espanha

A VII edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo vai unir…

Memórias de quem esteve do lado certo da História

António Cardana, 80 anos, Major, foi um dos militares que, no 25…

Marcha lenta no IC2 em protesto contra “estrada da vergonha”

A marcha lenta no IC2, entre a Benedita e Aveiras, obrigou centenas…