Foto: Vitor Neno

A freguesia ribeirinha de Valada, no concelho do Cartaxo, vai ser alvo de um projecto de valorização ambiental e identitária, em colaboração com as escolas do concelho e diversas instituições.

Segundo uma nota da autarquia, o projecto, que será centrado nas aldeias de Valada e da Palhota, passa pela valorização da cultura avieira, promovendo o conhecimento sobre o rio Tejo e sobre a identidade das comunidades que vivem nas suas margens, bem como pela preservação da biodiversidade e criação de atratividade turística.

“A recuperação de património edificado e a sua utilização para novos fins, que tragam à freguesia visitantes de todas as gerações, são objectivos a concretizar a médio prazo”, afirma a nota, adiantando que o projeto envolverá as populações e parceiros públicos e privados, locais, regionais e nacionais.

O projecto esteve na base das candidaturas dos agrupamentos de escolas do concelho ao projecto Escola Ciência Viva, aprovadas em fevereiro e que permitirão a aquisição de equipamentos, nomeadamente laboratoriais, material educativo ou mobiliário escolar, serviços especializados, como a produção de ferramentas e conteúdos digitais, o desenvolvimento de programas e módulos, incluindo a produção de conteúdos técnicos especializados, acrescenta.

As primeiras actividades do projecto, a iniciar nos próximos meses, incluem aulas de ciências com saídas de campo para recolha de amostras junto ao Tejo e sua análise laboratorial, ‘workshops’ de valorização da cultura da comunidade ribeirinha, visionamento de filmes, visitas guiadas à aldeia piscatória da Palhota e concursos ligados à prática artística.

Leia também...

“O Auto-Retrato na obra de Mimi Fogt” na Casa-Museu Passos Canavarro

A Casa-Museu Passos Canavarro propõe, para sexta-feira, 23 de Novembro, às 19:00, ouvir as sonoridades das flautas do Maestro José Soares. O jantar está marcado para…

Eduardo Catroga apresenta livro em Abrantes

A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, recebe dia 11 de Julho, pelas 18h00, o economista e ex-ministro das Finanças, Eduardo Catroga, para apresentação…

Festival da Biodiversidade traz várias actividades e espectáculos aos Olhos d’Água

A terceira edição do Festival da Biodiversidade Observacarso começa sábado no Complexo das Nascentes dos Olhos d’Água do Alviela, no Parque Natural das Serras…

Exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila, Pai da Cidade” na Casa do Brasil

Inaugura no próximo dia 26 de Setembro, pelas 18h00, a exposição que marca o início das comemorações dos ‘150 anos da elevação de Santarém…