O Município de Ourém realizou 4.019 testes à covid-19 no período do Natal e do Ano Novo e foram detectados 138 casos positivos.

Segundo uma nota da autarquia, nos dias 22, 23 e 24 de Dezembro foram testadas 2.508 pessoas, com 58 resultados positivos para o novo coronavírus. Já nos dias 30 e 31 de Dezembro, o centro de testagem efectuou 1.511 testes rápidos de antigénio à covid-19, dos quais 80 foram positivos.

O Município de Ourém, presidido por Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS-PP Ourém Sempre), disponibilizou de forma gratuita testes rápidos de antigénio a todos os cidadãos que quiseram deslocar-se ao ponto de testagem instalado no Centro Municipal de Exposições.

Na última reunião de executivo, na segunda-feira, Luís Albuquerque justificou a criação do posto de testagem “face ao agravamento da situação pandémica, plasmado na escalada do número de casos positivos de covid-19 durante a época festiva”.

“Analisados os resultados decorrentes desta decisão, consideramos que a iniciativa resultou num sucesso em toda a plenitude, contribuindo para o aumento da segurança e a redução substancial do número de contágios ocorridos no concelho de Ourém, durante a época festiva”, salientou numa declaração, que está no sítio da autarquia.

Com obrigatoriedade de testes para frequentar restaurantes, recintos desportivos, eventos culturais e uma campanha reiterada das autoridades de saúde recomendando testagem antes de encontros familiares, nos últimos dias e vésperas de festas de 2021, os números foram recordes sucessivos: 151.168 a 20 de Dezembro, 359.830 a 23 de Dezembro, 402.756 a 30 de Dezembro.

Olhando para os mesmos dias de 2020, os números são muitíssimo inferiores: 18.383 a 20 de Dezembro, 59.267 a 23 de Dezembro, 44.536 a 30 de Dezembro.

Leia também...

Período de isolamento de assintomáticos passa para sete dias

O período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e têm doença ligeira passa a partir de hoje a ser…

Presidente da Câmara de Coruche expõe degradação progressiva das respostas de saúde no concelho

A degradação progressiva das respostas de saúde em Coruche, marcada pela escassez de médicos, pela inexistência de médico de família para uma parte significativa…

Bastonária dos Enfermeiros alerta para “insegurança” na prestação de cuidados em Abrantes

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros alertou ontem para a “grande insegurança” na prestação de cuidados em serviços do hospital de Abrantes, em particular…

Voltou a ser possível registar recém-nascidos no Hospital de Abrantes

O Balcão Nascer Cidadão voltou a funcionar na Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo, instalada na Unidade Hospitalar de Abrantes. Nesta primeira fase,…