O Município de Ourém realizou 4.019 testes à covid-19 no período do Natal e do Ano Novo e foram detectados 138 casos positivos.

Segundo uma nota da autarquia, nos dias 22, 23 e 24 de Dezembro foram testadas 2.508 pessoas, com 58 resultados positivos para o novo coronavírus. Já nos dias 30 e 31 de Dezembro, o centro de testagem efectuou 1.511 testes rápidos de antigénio à covid-19, dos quais 80 foram positivos.

O Município de Ourém, presidido por Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS-PP Ourém Sempre), disponibilizou de forma gratuita testes rápidos de antigénio a todos os cidadãos que quiseram deslocar-se ao ponto de testagem instalado no Centro Municipal de Exposições.

Na última reunião de executivo, na segunda-feira, Luís Albuquerque justificou a criação do posto de testagem “face ao agravamento da situação pandémica, plasmado na escalada do número de casos positivos de covid-19 durante a época festiva”.

“Analisados os resultados decorrentes desta decisão, consideramos que a iniciativa resultou num sucesso em toda a plenitude, contribuindo para o aumento da segurança e a redução substancial do número de contágios ocorridos no concelho de Ourém, durante a época festiva”, salientou numa declaração, que está no sítio da autarquia.

Com obrigatoriedade de testes para frequentar restaurantes, recintos desportivos, eventos culturais e uma campanha reiterada das autoridades de saúde recomendando testagem antes de encontros familiares, nos últimos dias e vésperas de festas de 2021, os números foram recordes sucessivos: 151.168 a 20 de Dezembro, 359.830 a 23 de Dezembro, 402.756 a 30 de Dezembro.

Olhando para os mesmos dias de 2020, os números são muitíssimo inferiores: 18.383 a 20 de Dezembro, 59.267 a 23 de Dezembro, 44.536 a 30 de Dezembro.

Leia também...

Parlamento aprova resoluções para que grávidas possam ser acompanhadas

O parlamento aprovou hoje quatro projectos de resolução apresentados pelo BE, PAN, Iniciativa Liberal e pela deputada não inscrita Cristina Rodrigues a recomendar ao…

União dos Sindicatos de Santarém pede “medidas urgentes” para resolver problemas do Hospital

A União dos Sindicatos do Distrito de Santarém instou hoje o Governo a “tomar medidas imediatas para resolver a carência de recursos humanos” no…

Três autarquias defendem reavaliação de localização do novo Hospital do Oeste

As autarquias das Caldas da Rainha, Óbidos e Rio Maior defenderam hoje, na Comissão de Saúde da Assembleia da República (AR), a reavaliação da…

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório a partir de hoje

O uso de máscaras deixou de ser hoje obrigatório, depois de ter sido publicado na noite de quinta-feira o decreto-lei que altera e simplifica…