Foto de arquivo

Abrantes, Alcanena, Coruche, Mação, Santarém, Sardoal, Torres Novas e Entroncamento foram, mais uma vez, distinguidas como com as bandeiras verdes de “Autarquia Familiarmente Responsáveis”, por práticas efectivas de apoio às famílias.

No distrito de Santarém todas as autarquias que receberam o prémio já figuram na lista há mais de três anos consecutivos, recebendo assim o galardão da bandeira verde com palma. Santarém é o quarto distrito com mais autarquias premiadas. Coimbra lidera nos distritos com mais municípios premiados (15) e participantes (16) no inquérito do Observatório. O distrito de Lisboa está em segundo lugar, com 11 distinções, seguido de Aveiro (nove), Santarém (oito), Braga (sete) e Faro, Guarda e Porto, com seis municípios cada. Torres Novas é a única autarquia do distrito a ser premiada pelo 14º ano consecutivo, ou seja, desde a primeira edição do galardão. Angra do Heroísmo, Cantanhede, Torres Vedras, Vila de Rei e Vila Real são as restantes autarquias que somam as 14 distinções.

Os resultados foram conhecidos no início desta semana com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas a indicar que o Observatório da Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distinguiu 95 municípios do território nacional, através de dados que reportam a 2021.

As autarquias são avaliadas tendo em conta critérios como os apoios prestados à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação, transportes, habitação, saúde actividades culturais e desportivas ou a participação social.

A cerimónia de entrega dos galardões vai decorrer durante o mês de Janeiro, em Coimbra.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.