O auto-agendamento para a vacina contra a covid-19 já está disponível a todas as pessoas com mais de 55 anos de idade, anunciou a ‘task force’ responsável pelo processo de vacinação.

“Tendo em conta o bom ritmo a que tem decorrido a vacinação contra a covid-19, informa-se que está disponível, desde o dia de hoje, a possibilidade de auto-agendamento para idades iguais ou superiores a 55 anos”, refere a ‘task force’ num comunicado enviado às redacções.

A medida de alargamento da idade surge apenas quatro dias depois de se ter aberto no domingo a marcação para maiores de 60 anos, numa evolução que traduz o período de intensificação da vacinação.

Segundo o calendário da ‘task force’, as vacinações para esta nova faixa etária só deverão começar a partir do próximo dia 24 de Maio.

Numa tabela apresentada em 27 de Abril, na última reunião do Infarmed, o coordenador do plano nacional de vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, disse que a meta para as pessoas entre 60 e 69 anos de idade é que todos tenham uma dose da vacina até 23 de Maio. Já para o grupo entre os 50 e os 59 anos, onde se inclui parte da população agora abrangida com o novo alargamento do auto-agendamento, a data apontada é a de 13 de Junho.

Em Portugal, morreram 16.998 pessoas dos 840.493 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia também...

Portugueses vão às urgências por falta de alternativa nos centros de saúde

Um terço dos portugueses que recorreu às urgências nos últimos dois anos dirigiu-se directamente ao hospital porque os centros de saúde estariam fechados quando…

Visitas aos doentes internados do CHMT com novas regras

As visitas diárias aos doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) continuam a ser autorizadas mas com algumas alterações, no âmbito das…

Aumentam internamentos e idas à Urgência nos hospitais do Médio Tejo

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem registado um aumento de afluência à Urgência “bastante relevante”, bem como um crescimento no número de…

ULS Médio Tejo com aumento assistencial global e número recorde de cirurgias

A Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo realizou 188.323 consultas hospitalares e mais de meio milhão de consultas nos cuidados de saúde primários…