Uma comunidade com 40 pessoas, situada na periferia da Vila de Marinhais, foi colocada em isolamento profilático na quinta-feira, 16 de Abril, pela Autoridade Local de Saúde de Salvaterra de Magos.
Segundo o Hélder Manuel Esménio, presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, a decisão de isolar aquele pequeno aglomerado populacional surgiu depois da confirmação de um caso positivo de covid-19 numa mulher de 56 anos, que foi recentemente hospitalizada em Santarém e vivia naquela zona.
“O local já foi objecto de visita conjunta – Saúde/Câmara Municipal e GNR de Marinhais e quem ali vive foi informado dos cuidados a ter e da necessidade de respeitar as normas de isolamento social definidas pela DGS”, explica Hélder Esménio.
Dois cidadãos que não tiveram contacto com a infectada farão o abastecimento de bens de toda a comunidade. Os dois vão usar equipamento de protecção individual fornecido pela autarquia e a GNR está incumbida de fazer vigilância durante o dia no local, de forma a garantir que apenas aqueles dois cidadãos autorizados podem sair e com a devida protecção.
A autarquia tem a expectativa de que durante esta sexta-feira, 17 de Abril, possam ser feitos testes a toda a comunidade, para depois dos resultados determinar os passos seguintes.