Aviso amarelo e descida da temperatura máxima a partir de quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Santarém sob aviso amarelo entre as 3h00 e as 23h59 da próxima quinta-feira, dia 14 de Novembro, devido à previsão de vento forte de noroeste com rajadas que podem atingir os 80 km/h. Também as temperaturas máximas vão descer a partir desse dia devido a uma massa de ar muito frio proveniente da Irlanda.

“A descida acentuada da temperatura será a partir de amanhã [quinta-feira]. Estes valores baixos vão manter-se sexta-feira e sábado e no domingo espera-se uma subida da temperatura”, disse a meteorologista do Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ângela Lourenço, esta descida brusca da temperatura está relacionada com a entrada de uma massa de ar muito frio, ar polar, que vem de norte, da Irlanda.

PUBLICIDADE

“De destacar que amanhã [quinta-feira] a descida da temperatura não será só acentuada, mas também acompanhada de vento forte. Estes dois factores conjugados vão dar um desconforto térmico, o que significa que as pessoas vão sentir mais frio do que aquele que é registado através das temperaturas”, sublinhou.

Segundo a especialista, está prevista uma descida da ordem dos 8 graus nas temperaturas máximas e 2 a 4 graus nas mínimas.

Por causa do mau tempo, o IPMA emitiu aviso amarelo para seis distritos do continente, entre eles Santarém. O Instituto prevê que o vento pode vir a atingir rajadas de 80 quilómetros.

“A partir de domingo os valores da temperatura vão subir, mas não para os valores que temos tido nos últimos dias. [contudo] serão mais elevados do que durante este episódio de tempo frio que teremos nos próximos dias”, indicou.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS