O  Município de Azambuja formalizou, na quinta-feira, 7 de Março, o protocolo com a APAV-Associação Portuguesa de Apoio à Vítima com vista à criação de um serviço de atendimento e apoio à vítima mais próximo da população do Concelho de Azambuja.

O acordo foi assinado pelos responsáveis máximos das duas entidades, o Presidente da Câmara – Luís de Sousa, e o Presidente da APAV – João Lázaro, e concretiza a deliberação tomada pelo Executivo Municipal na reunião do passado dia 12 de Fevereiro.

O objectivo desta iniciativa visa disponibilizar a prestação de um serviço de apoio emocional, jurídico, psicológico e social a qualquer vítima de crime, aos seus familiares e amigos, que solicitem esta ajuda. Além do apoio directo no atendimento, a APAV assegura a formação específica a um técnico do município. Paralelamente, será desenvolvido um trabalho de articulação com as várias estruturas no âmbito da acção social, com  vista a uma maior proximidade e eficácia da resposta às situações que se apresentem.

Através deste acordo, válido por dois anos, o Município de Azambuja irá trabalhar em colaboração directa com a Unidade Móvel de Apoio à Vítima da Lezíria do Tejo, representada neste ato pela sua coordenadora Carmen Ludovino.

Este novo serviço ficará enquadrado no gabinete de Acção Social da autarquia e funcionará no Páteo Valverde, em Azambuja. Estará disponível a linha telefónica 263 400 491 e o atendimento presencial funcionará às terças-feiras, no período da tarde, a partir de 12 de Março.

A assinatura deste protocolo entre o Município de Azambuja e a APAV coincidiu com o dia de luto nacional decretado pelo governo como forma de homenagear todas as vítimas de violência doméstica e as suas famílias, mas também com o objectivo de consciencializar a sociedade portuguesa para este flagelo e para a necessidade de desenvolver todos os esforços para a sua erradicação.

Leia também...

Avisos amarelo e laranja devido ao calor em quase todo o território no fim de semana

Quase todo o território de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo por causado calor no fim de semana, sendo agravado, para laranja, em…

Maria Clara precisa da solidariedade de todos para adquirir uma cadeira auto adaptada (vídeo)

Maria Clara, natural de Santarém, nasceu a 6 de Dezembro de 2020, aparentemente uma bebé normal. Aos quatro meses foi-lhe diagnosticada Atrofia muscular espinhal…

Tiroteio em Almeirim faz dois feridos

Duas pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um tiroteio ocorrido cerca das 13:30 na rotunda à saída de Almeirim, na zona norte, junto…

Município de Santarém atribui Apoio Financeiro ao Grupo Académico de Danças Ribatejanas

No âmbito da realização da 61ª Edição do Festival Celestino Graça, o valor previamente estabelecido quanto à atribuição de apoio financeiro ao GADR –…