O concelho de Azambuja conta com um novo Albergue de Peregrinos, desde dia 24 de Junho, inaugurado com a presença do presidente da ERTAR-Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Fernandez da Silva.
As instalações do novo albergue situam-se no coração da vila de Azambuja, na Rua Vítor Córdon, no rés do chão do nº 69, e estão facilmente acessíveis aos muitos peregrinos, oriundos dos “quatro cantos do mundo”, que atravessam a sede de concelho realizando o Caminho Português de Santiago.
O equipamento dispõe de uma camarata com capacidade máxima para acolher 14 pessoas, disponibilizando aos utilizadores instalações sanitárias e uma kitchenette de apoio.
“A criação do albergue resultou da vontade conjunta da Associação de Peregrinos Via Lusitana e de um grupo de voluntários azambujenses, muitos deles também peregrinos, grupo este que colaborou na preparação do albergue e que assumirá a gestão e manutenção das instalações”, refere a autarquia em nota de imprensa.
A apresentação e abertura do espaço contou com a presença de diversas entidades. As honras da casa foram feitas pelo presidente da Associação de Peregrinos Via Lusitana, José Luís Sanches, aos convidados da sessão, o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Fernandez da Silva, acompanhado por uma equipa de técnicos, e o presidente da Câmara Municipal de Azambuja, acompanhado pelo vice-presidente e vereadores com pelouros.
Após a inauguração do albergue, o responsável da ERTAR no concelho de Azambuja e a restante comitiva fez uma visita ao Posto de Turismo do município.
“Durante a visita, o presidente da autarquia evidenciou a grande aposta que tem sido feita nos últimos anos na área do turismo, da qual é prova de resiliência, face ao contexto de pandemia, a abertura do próprio Posto de Turismo em Setembro de 2020”, afirma a mesma nota.
“Neste sentido, o Município de Azambuja reafirma-se como parceiro e agente activo na valorização e promoção das mais variadas vertentes de projectos e produtos turísticos, como é o caso dos Caminhos de Santiago”, conclui a autarquia.