O concelho de Azambuja conta com um novo Albergue de Peregrinos, desde dia 24 de Junho, inaugurado com a presença do presidente da ERTAR-Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Fernandez da Silva.

As instalações do novo albergue situam-se no coração da vila de Azambuja, na Rua Vítor Córdon, no rés do chão do nº 69, e estão facilmente acessíveis aos muitos peregrinos, oriundos dos “quatro cantos do mundo”, que atravessam a sede de concelho realizando o Caminho Português de Santiago.

O equipamento dispõe de uma camarata com capacidade máxima para acolher 14 pessoas, disponibilizando aos utilizadores instalações sanitárias e uma kitchenette de apoio.

“A criação do albergue resultou da vontade conjunta da Associação de Peregrinos Via Lusitana e de um grupo de voluntários azambujenses, muitos deles também peregrinos, grupo este que colaborou na preparação do albergue e que assumirá a gestão e manutenção das instalações”, refere a autarquia em nota de imprensa.

A apresentação e abertura do espaço contou com a presença de diversas entidades. As honras da casa foram feitas pelo presidente da Associação de Peregrinos Via Lusitana, José Luís Sanches, aos convidados da sessão, o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Fernandez da Silva, acompanhado por uma equipa de técnicos, e o presidente da Câmara Municipal de Azambuja, acompanhado pelo vice-presidente e vereadores com pelouros.

Após a inauguração do albergue, o responsável da ERTAR no concelho de Azambuja e a restante comitiva fez uma visita ao Posto de Turismo do município.

“Durante a visita, o presidente da autarquia evidenciou a grande aposta que tem sido feita nos últimos anos na área do turismo, da qual é prova de resiliência, face ao contexto de pandemia, a abertura do próprio Posto de Turismo em Setembro de 2020”, afirma a mesma nota.

“Neste sentido, o Município de Azambuja reafirma-se como parceiro e agente activo na valorização e promoção das mais variadas vertentes de projectos e produtos turísticos, como é o caso dos Caminhos de Santiago”, conclui a autarquia.

Leia também...

Percurso pedestre de 50 km liga Rio Maior a Fátima

O Caminho dos Candeeiros (Caminhos de Fátima), é o primeiro passo de um projecto de estruturação de caminhos pedestres que têm Rio Maior e…

300 empresários emigrantes em França esperados no encontro dos investidores da diáspora em 2021

Trezentos empresários portugueses sediados em França são esperados na 5.ª edição do Encontro dos Investidores da Diáspora de Fátima em Agosto de 2021, anunciou…

Turismo do Centro quer aeroporto em Monte Real para servir Fátima e região

O presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, defendeu hoje a adaptação para voos comerciais da Base Aérea de Monte Real (Leiria), adiantando que teria…

Ourém recua na aplicação de taxa turística e hoteleiros aplaudem decisão

A Câmara de Ourém afastou a possibilidade de aplicar uma taxa turística no município, medida que a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal…