A vila de Azambuja irá receber, na tarde do próximo dia 16 de Junho (feriado “Corpo de Deus”), a visita da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo. O evento integra-se na 8ª edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo e volta a marcar a profunda devoção que a comunidade ribeirinha do Concelho de Azambuja dedica à figura da Virgem Maria, associada ao Tejo e à vida dos pescadores locais.

A chegada da imagem à vala do Esteiro, junto à vila de Azambuja, está programada para as 18h00 (de acordo com a maré). Pelas 19h00, partirá, da rotunda em frente à Praça de Touros, o cortejo que seguirá em direção à Igreja Matriz. Uma vez chegados à igreja, terá lugar uma oração de saudação a N. Sra. dos Avieiros e do Tejo. O acolhimento à imagem será concluído, igualmente, na igreja, com a recitação do terço, marcada para as 21h30.

Na manhã seguinte, sexta-feira 17 de Junho, pelas 10h00, terá lugar uma oração de despedida à imagem da padroeira, Senhora dos Avieiros, que, de seguida, será transportada até à Vala do Esteiro de onde partirá regressando às águas do Tejo, para prosseguir a etapa que haverá de passar pela Vala do Carregado, Vila Franca de Xira, Alhandra e Póvoa de Santa Iria.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia, está a cumprir-se a oitava descida do troço português do maior rio da Península Ibérica numa verdadeira procissão fluvial em que as comunidades expressam todo o carinho que nutrem pela sua padroeira – Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo. O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é uma iniciativa da Confraria Ibérica do Tejo, em parceria com diversas outras entidades, e esta edição 2022, iniciada no dia 04 de Junho, no Rosmaninhal, tem a conclusão programada para o próximo dia 19 de Junho, em Oeiras.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…