O município de Azambuja vai dispor, a partir de Dezembro, de um laboratório de rio, que pretende revitalizar a ribeira de Aveiras, um projecto que representa um investimento de 200 mil euros.

O laboratório vai ser instalado no Parque Ambiental de Aveiras de Baixo e decorre de uma candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental, sendo co-financiado, segundo explicou à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Azambuja (distrito de Lisboa), Silvino Lúcio.

O autarca explicou que a criação deste laboratório visa monitorizar e ajudar a revitalizar a ribeira de Aveiras, sendo o primeiro de um “megaprojecto” previsto para o local.

Silvino Lúcio referiu que a autarquia vai preparar um projecto, com um horizonte temporal de cerca de 10 anos, que contempla, por exemplo, a criação de uma praia fluvial e de uma escola profissional.

“O nosso objectivo é mostrar à população como era o antes e devolver-lhes aquele espaço”, explicou.

O espaço do Parque Ambiental de Aveiras de Baixo, com cerca de 24 hectares, é propriedade do Estado, mas foi cedido à autarquia de Azambuja por um período de 30 anos.

Leia também...

Baixos caudais no Tejo colocam produção agrícola em risco

Os baixos caudais no Tejo estão a colocar em risco a produção agrícola em cerca de mil hectares na zona de Abrantes e Constância,…

Sete municípios e 150 mil pessoas unidos pela água

No assinalar do Dia Mundial do Ambiente [5 de Junho] permitam que felicite o Correio do Ribatejo por esta iniciativa e enfatize que a…

Almeirim e Coruche com novo tarifário e recolha de lixo pela Ecolezíria

A recolha de Resíduos Sólidos Urbanos passou, desde o início deste mês, a ser realizada pela Ecolezíria nos concelhos de Almeirim e Coruche. Com…

“Guarda-rios” do Tejo regressam para acabar com impunidade dos poluidores

O ministro do Ambiente apresentou na quarta-feira, 4 de Setembro, em Abrantes os cinco novos vigilantes da natureza que vão fiscalizar e monitorizar os…