O município de Azambuja vai dispor, a partir de Dezembro, de um laboratório de rio, que pretende revitalizar a ribeira de Aveiras, um projecto que representa um investimento de 200 mil euros.

O laboratório vai ser instalado no Parque Ambiental de Aveiras de Baixo e decorre de uma candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental, sendo co-financiado, segundo explicou à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Azambuja (distrito de Lisboa), Silvino Lúcio.

O autarca explicou que a criação deste laboratório visa monitorizar e ajudar a revitalizar a ribeira de Aveiras, sendo o primeiro de um “megaprojecto” previsto para o local.

Silvino Lúcio referiu que a autarquia vai preparar um projecto, com um horizonte temporal de cerca de 10 anos, que contempla, por exemplo, a criação de uma praia fluvial e de uma escola profissional.

“O nosso objectivo é mostrar à população como era o antes e devolver-lhes aquele espaço”, explicou.

O espaço do Parque Ambiental de Aveiras de Baixo, com cerca de 24 hectares, é propriedade do Estado, mas foi cedido à autarquia de Azambuja por um período de 30 anos.

Leia também...

Sistema de saneamento de Alcanena vai ter apoio de 5 ME para modernização

O Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena vai ter um apoio de cinco milhões de euros para execução dos…

Mação promove passeio pedestre pelas gravuras rupestres do Ocreza

A Câmara de Mação vai promover no, domingo dia 23, de manhã uma visita guiada às gravuras rupestres no vale do rio Ocreza, actividade…

Águas de Santarém reforça abastecimento de água no concelho com novos furos

A Águas de Santarém vai reforçar os meios de captação de água, através de novas captações, de afundamento de outras e da renovação/melhoria dos…

PS pede ao Governo medidas urgentes para despoluição do rio Nabão

O grupo parlamentar do PS recomendou hoje ao Governo a promoção de medidas urgentes que assegurem o financiamento da despoluição do rio Nabão, que…