O município de Azambuja vai dispor, a partir de Dezembro, de um laboratório de rio, que pretende revitalizar a ribeira de Aveiras, um projecto que representa um investimento de 200 mil euros.

O laboratório vai ser instalado no Parque Ambiental de Aveiras de Baixo e decorre de uma candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental, sendo co-financiado, segundo explicou à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Azambuja (distrito de Lisboa), Silvino Lúcio.

O autarca explicou que a criação deste laboratório visa monitorizar e ajudar a revitalizar a ribeira de Aveiras, sendo o primeiro de um “megaprojecto” previsto para o local.

Silvino Lúcio referiu que a autarquia vai preparar um projecto, com um horizonte temporal de cerca de 10 anos, que contempla, por exemplo, a criação de uma praia fluvial e de uma escola profissional.

“O nosso objectivo é mostrar à população como era o antes e devolver-lhes aquele espaço”, explicou.

O espaço do Parque Ambiental de Aveiras de Baixo, com cerca de 24 hectares, é propriedade do Estado, mas foi cedido à autarquia de Azambuja por um período de 30 anos.

Leia também...

Santarém promove debate sobre gestão sustentável da água

A Câmara de Santarém promoveu na sexta-feira, 15 de Fevereiro, uma conferência para divulgar e debater “soluções mais eficientes e eficazes” para garantir a…

Partidos questionam Governo sobre poluição em Torres Novas e impacto na saúde

A poluição na ribeira da Boa Água, em Torres Novas, levou os deputados eleitos pelo distrito de Santarém a questionarem o Governo, querendo saber…

BE questiona Governo sobre fiscalização à qualidade do ar em Alcanena

A deputada do BE eleita por Santarém questionou o ministro do Ambiente sobre as conclusões das acções de fiscalização ambiental realizadas em Alcanena, em…

Águas do Ribatejo alerta para constrangimentos no abastecimento de água em Coruche

A Águas do Ribatejo alertou esta segunda-feira, 30 de Dezembro, para constrangimentos e eventuais suspensões do abastecimento de água em Coruche, na sexta-feira, na…