O município de Azambuja vai dispor, a partir de Dezembro, de um laboratório de rio, que pretende revitalizar a ribeira de Aveiras, um projecto que representa um investimento de 200 mil euros.

O laboratório vai ser instalado no Parque Ambiental de Aveiras de Baixo e decorre de uma candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental, sendo co-financiado, segundo explicou à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Azambuja (distrito de Lisboa), Silvino Lúcio.

O autarca explicou que a criação deste laboratório visa monitorizar e ajudar a revitalizar a ribeira de Aveiras, sendo o primeiro de um “megaprojecto” previsto para o local.

Silvino Lúcio referiu que a autarquia vai preparar um projecto, com um horizonte temporal de cerca de 10 anos, que contempla, por exemplo, a criação de uma praia fluvial e de uma escola profissional.

“O nosso objectivo é mostrar à população como era o antes e devolver-lhes aquele espaço”, explicou.

O espaço do Parque Ambiental de Aveiras de Baixo, com cerca de 24 hectares, é propriedade do Estado, mas foi cedido à autarquia de Azambuja por um período de 30 anos.

Leia também...

Webinar vai discutir futuro do rio Nabão em Tomar

A Câmara Municipal de Tomar vai promover na próxima segunda-feira 22 de Março, um webinar intitulado “Rio Nabão: ontem, hoje e amanhã?”. O Centro…

Águas de Santarém lança campanha “Detectives Águas” para sensibilizar os mais novos

A empresa municipal Águas de Santarém celebrou o Dia Mundial da Água com o lançamento da campanha “Detectives Águas” em várias escolas primárias do…

1600 crianças passaram “Um Dia no Campo” para aprender a proteger o Ambiente

O Município de Azambuja voltou a promover a iniciativa “Um Dia no Campo”, que decorreu no dia 29 de Junho, entre as 09h30 e…

Governo quer aproveitar central do Pego em Abrantes e critica postura do PSD

 O ministro da Ambiente disse que é “fundamental aproveitar uma parte muito expressiva” das infraestruturas da central termoeléctrica do Pego, em Abrantes, e criticou…