Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH), organismo que monitoriza as disponibilidades hídricas das albufeiras e bacias hidrográficas do país, aponta para um nível de armazenamento de água de 88,5% na bacia hidrográfica do Tejo, no final de Dezembro.

Os dados do SNIRH revelam também que vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de Dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto 16 apresentavam valores inferiores a 40%.

No último dia do mês de Dezembro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 11 bacias hidrográficas e descida em uma. As bacias do Sado (32,3%) e do Barlavento (33,1%) eram as que apresentavam no final de Dezembro menor disponibilidade de água, seguido de Mira (49,4%) e Oeste (50,5%).

De acordo com os dados do SNIRH, as bacias do Ave (93,9%), Tejo (88,5%), Douro (86,6%), Lima (86,1%), Cávado (83,1%), Mondego (75,2%), Guadiana (65,8%) e Arade (53,6%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de Dezembro.

Os armazenamentos de Dezembro de 2019 por bacia hidrográfica apresentaram-se superiores às médias de Dezembro (1990/91 a 2018/19), com excepção para as bacias do Sado, Ribeiras do Oeste, Guadiana, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Leia também...

Inscrições abertas para passeios pedestres em Constância

O Parque Ambiental de Santa Margarida vai dar início à sua época de percursos, com a dinamização do passeio pedestre “À descoberta de plantas…

ICNF oferece árvores para assinalar Dia Internacional das Florestas

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas vai assinalar o início da Primavera e o Dia Internacional das Florestas com a oferta…

Bandeira Azul hasteada nas praias fluviais de Aldeia do Mato e Fonte

As praias fluviais de Aldeia do Mato e Fontes, no concelho de Abrantes, hastearam na passada quarta-feira, dia 5 de Julho, a Bandeira Azul…

Indústrias suspeitas de provocar maus cheiros em Alcanena devem concluir alterações este mês

As indústrias de curtumes que utilizam processos químicos mais agressivos no tratamento das peles, suspeitos de estarem na origem dos maus cheiros que têm…