Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH), organismo que monitoriza as disponibilidades hídricas das albufeiras e bacias hidrográficas do país, aponta para um nível de armazenamento de água de 88,5% na bacia hidrográfica do Tejo, no final de Dezembro.

Os dados do SNIRH revelam também que vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de Dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto 16 apresentavam valores inferiores a 40%.

No último dia do mês de Dezembro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 11 bacias hidrográficas e descida em uma. As bacias do Sado (32,3%) e do Barlavento (33,1%) eram as que apresentavam no final de Dezembro menor disponibilidade de água, seguido de Mira (49,4%) e Oeste (50,5%).

De acordo com os dados do SNIRH, as bacias do Ave (93,9%), Tejo (88,5%), Douro (86,6%), Lima (86,1%), Cávado (83,1%), Mondego (75,2%), Guadiana (65,8%) e Arade (53,6%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de Dezembro.

Os armazenamentos de Dezembro de 2019 por bacia hidrográfica apresentaram-se superiores às médias de Dezembro (1990/91 a 2018/19), com excepção para as bacias do Sado, Ribeiras do Oeste, Guadiana, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Leia também...

ICNF oferece árvores para assinalar Dia Internacional das Florestas

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas vai assinalar o…
Foto de Arquivo

Brigada Mecanizada de Santa Margarida recebe prémio ambiental

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, Duarte Cordeiro entregou, em…

Águas de Santarém investe em tecnologia por satélite para detectar fugas de água

Empresa vai apostar em tecnologia inovadora em Portugal.

Sistema de Saneamento de Alcanena seleccionado para apoios no âmbito do PRR

O ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes,…