A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse esta quarta-feira, 2 de Outubro, que o baixo nível da água nos rios Tejo e Ponsul resulta de “descargas extraordinárias” na barragem de Cedillo, em Espanha.

“O baixo nível da água no troço internacional dos rios Tejo e Ponsul resulta de descargas extraordinárias que se estão a verificar na barragem de Cedillo para que Espanha possa cumprir o regime de caudais anual estabelecido na Convenção de Albufeira para a bacia hidrográfica do Tejo, já que os regimes semanais e trimestrais têm sido cumpridos ao longo do ano hidrológico 2018/2019, que termina no final deste mês”, explicou por escrito, à agência Lusa, a APA.

Nas últimas semanas, na região do Parque Natural do Tejo Internacional, assistiu-se a uma diminuição acentuada dos níveis da água nos rios Tejo e Ponsul, sendo que os dois cais existentes, um em Lentiscais (rio Ponsul) e o outro em Malpica do Tejo (rio Tejo), ficaram inoperacionais.

A situação de seca nestes dois cursos de água tem provocado, não só prejuízos ao nível do turismo na região, como prejuízos ambientais, económicos e sociais.

A situação já levou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, a defender novamente a revisão da Convenção de Albufeira para a bacia hidrográfica do Tejo, de forma a evitar a diminuição acentuada dos níveis da água.

A APA adianta que as autoridades espanholas “manifestaram a sua firme intenção em cumprir todos os regimes de caudais estabelecidos na Convenção” para a bacia do Tejo, apesar dos baixos níveis de armazenamento nas albufeiras.

“A 24 de Setembro, o nível de armazenamento de água nas albufeiras do Tejo espanhol encontrava-se abaixo dos 35%. No final de Agosto de 2019, seria ainda necessário Espanha lançar cerca de 440 hm3 (hectómetros cúbicos) para atingir, até 30 de Setembro, o volume anual integral estabelecido como mínimo na Convenção de Albufeira”, explica.

“Em Setembro, as autoridades espanholas informaram que tinham comunicado à operadora hidroeléctrica de Cedillo para proceder à libertação dos caudais necessários ao cumprimento do regime de caudais anual”, refere.

A APA sublinha que irá continuar a “acompanhar atentamente a situação”, mantendo-se contactos abertos e constantes entre as partes portuguesa e espanhola.

Leia também...

Santarém tem 38 freguesias identificadas como prioritárias na limpeza da floresta

O Governo identificou 1002 freguesias prioritárias para fiscalização da gestão de combustível este ano, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, menos 112…

Águas do Ribatejo investe 1,5 ME na rede de saneamento em Marinhais

A Águas do Ribatejo está a realizar uma empreitada no Sistema de Saneamento de Marinhais, que contempla a requalificação da Estação de Tratamento de…

Vila de Rei promoveu visita de educação ambiental à ETAR do Souto

Sensibilizar para importância de pequenas ações diárias, como não desperdiçar e evitar a poluição de rios e ribeiras, foi o motivo que levou o…

Fabrióleo afirma que não foi ouvida nem notificada da decisão que a multou em 400 mil euros

 A Fabrióleo disse que não foi ainda notificada da decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em que foi condenada ao pagamento de uma…