A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse esta quarta-feira, 2 de Outubro, que o baixo nível da água nos rios Tejo e Ponsul resulta de “descargas extraordinárias” na barragem de Cedillo, em Espanha.

“O baixo nível da água no troço internacional dos rios Tejo e Ponsul resulta de descargas extraordinárias que se estão a verificar na barragem de Cedillo para que Espanha possa cumprir o regime de caudais anual estabelecido na Convenção de Albufeira para a bacia hidrográfica do Tejo, já que os regimes semanais e trimestrais têm sido cumpridos ao longo do ano hidrológico 2018/2019, que termina no final deste mês”, explicou por escrito, à agência Lusa, a APA.

Nas últimas semanas, na região do Parque Natural do Tejo Internacional, assistiu-se a uma diminuição acentuada dos níveis da água nos rios Tejo e Ponsul, sendo que os dois cais existentes, um em Lentiscais (rio Ponsul) e o outro em Malpica do Tejo (rio Tejo), ficaram inoperacionais.

A situação de seca nestes dois cursos de água tem provocado, não só prejuízos ao nível do turismo na região, como prejuízos ambientais, económicos e sociais.

A situação já levou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, a defender novamente a revisão da Convenção de Albufeira para a bacia hidrográfica do Tejo, de forma a evitar a diminuição acentuada dos níveis da água.

A APA adianta que as autoridades espanholas “manifestaram a sua firme intenção em cumprir todos os regimes de caudais estabelecidos na Convenção” para a bacia do Tejo, apesar dos baixos níveis de armazenamento nas albufeiras.

“A 24 de Setembro, o nível de armazenamento de água nas albufeiras do Tejo espanhol encontrava-se abaixo dos 35%. No final de Agosto de 2019, seria ainda necessário Espanha lançar cerca de 440 hm3 (hectómetros cúbicos) para atingir, até 30 de Setembro, o volume anual integral estabelecido como mínimo na Convenção de Albufeira”, explica.

“Em Setembro, as autoridades espanholas informaram que tinham comunicado à operadora hidroeléctrica de Cedillo para proceder à libertação dos caudais necessários ao cumprimento do regime de caudais anual”, refere.

A APA sublinha que irá continuar a “acompanhar atentamente a situação”, mantendo-se contactos abertos e constantes entre as partes portuguesa e espanhola.

Leia também...

Projecto ambiental Raízes da Sustentabilidade encerra com plantação de 200 árvores

A 5ª edição do projecto ambiental Raízes da Sustentabilidade encerrou, no dia 9 de Janeiro, com uma acção de educação ambiental para os 43…

PS questiona Governo sobre caso de poluição da Ribeira da Boa Água

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém questionaram na quarta-feira, 20 de Fevereiro, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética sobre…

PSP investiga origem de descarga poluente no Rio Nabão

A Câmara Municipal de Tomar denunciou às autoridades a ocorrência de mais uma descarga ilegal de efluentes no rio Nabão, detectada durante a madrugada…

Chamusca investe 760 mil euros em nova iluminação LED

Os trabalhos de substituição das actuais lâmpadas da iluminação pública por novas luminárias com tecnologia Led começaram no dia 23 de Julho, na vila…