O Balcão Nascer Cidadão, sediado no piso 3 do Hospital Distrital de Santarém (HDS), já retomou a actividade. Este serviço tinha sido interrompido após o início da pandemia no âmbito das medidas de combate à Covid-19. O atendimento funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13 às 16 horas.

Através deste serviço podem registar-se os recém-nascidos e solicitar a emissão do primeiro cartão de cidadão sem necessidade de deslocação à conservatória do registo civil.

Apesar do regresso do balcão às maternidades, vai manter-se o serviço “Nascimento Online”, disponível no portal de serviços públicos eportugal.pt. Segundo a lei, o registo de nascimento de todas as crianças nascidas no nosso país é obrigatório e existe um prazo de 20 dias para o fazer.

Leia também...

Portugueses vão às urgências por falta de alternativa nos centros de saúde

Um terço dos portugueses que recorreu às urgências nos últimos dois anos dirigiu-se directamente ao hospital porque os centros de saúde estariam fechados quando…

Grupo de Dadores de Sangue de Pernes lançam campanha “Eu salvo vidas!”

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) lançou no passado dia 14 uma nova campanha comunicacional denominada “Eu salvo vidas!”. A campanha…

Enfermeiros do hospital de Santarém reclamam por progressão nas carreiras

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reivindicou hoje um desbloqueamento da avaliação tendo em vista a progressão nas carreiras dos enfermeiros do hospital de…

ULS Médio Tejo investe em Serviço de Sangue de Abrantes

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) concluiu a primeira fase da requalificação do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital de…