Santarém recebe na noite de sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 21h45, no Largo do Seminário, a visita da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gansaria (SFICMG), que desta vez se faz acompanhar pelo conhecido cantor FF.

A banda filarmónica, que tem dois discos editados e cerca de 50 elementos activos, nos diversos instrumentos de sopro e percussão, vai ser acompanhada em palco pela voz do convidado, FF.

Localizada no norte do concelho de Santarém, a SFICMG foi fundada em dezembro de 1980, a partir da ideia de alguns músicos da terra que tocavam nas Bandas vizinhas de Alcanede e Xartinho, e que se reuniam na madrugada do primeiro dia de dezembro para tocarem o Hino da Restauração como era, e ainda hoje continua a ser uma tradição.

A actividade regular do grupo divide-se pela Banda Filarmónica, pilar principal da instituição; a Escola da Música, com cerca de 30 alunos provenientes da comunidade local e limítrofe, maioritariamente entre os 8 e os 16 anos, que têm a sua iniciação nas vertentes de Formação Musical, Instrumento e Classe de Conjunto; e o Coro da Filarmónica, recentemente criado com cerca de 20 elementos.

O cantor FF nasceu em Lisboa, em 1987, e teve aos 11 anos o primeiro contacto com os palcos, participando no concurso televisivo ‘Bravo Bravíssimo’, do qual saiu vencedor com o fado ‘Gaivota’, representando Portugal em Itália. Iniciou a formação a partir desse momento com aulas de piano e canto na Academia de Música de Évora, tirando mais tarde o Curso Básico de Instrumento na Escola Profissional de Música de Évora. Aos 13 anos sobe ao palco do Centro Cultural de Belém com o musical ‘Um Sonho Mágico’.

Leia também...

Incêndios: Assembleia Municipal de Mação mandata executivo para acção contra o Estado

A Assembleia Municipal de Mação aprovou ontem, por unanimidade, uma moção em…

Ana Bernardino é a nova presidente das Mulheres Socialistas do Cartaxo

Ana Bernardino foi eleita presidente das Mulheres Socialistas do Cartaxo, sucedendo assim…

Câmara do Cartaxo espera sair da rutura financeira no “prazo de um, dois anos”

O presidente da Câmara do Cartaxo espera que “num prazo de um,…
Foto de arquivo

Bispos mostram preocupação face à “grave situação” de muitas famílias

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje preocupação face à “grave situação…