Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A Barragem de Castelo de Bode, localizada no rio Zêzere, no concelho de Tomar, celebra hoje 75 anos de existência, sendo considera “uma infraestrutura estratégica para Portugal” e com um “papel determinante na produção de energia renovável, na gestão de recursos hídricos e na resiliência do sistema”, refere a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em comunicado.

Na nota informativa, a APA explica que desde 2019 que a barragem “descarrega todos os dias e em contínuo o caudal ecológico”, sendo que nos meses em que o caudal ecológico é maior, “este pode ser turbinado”.

Relativamente ao plano energético, entre 2020 e 2025 Castelo de Bode registou uma produção média de 305,6 GWh, “equivalente ao consumo de cerca de 230.000 habitantes”, com a produção da central hidroelétrica “a corresponder a cerca de 1% da eletricidade consumida em Portugal”, no ano de 2025.

A agência destaca ainda o contributo da central hidroelétrica na resposta ao apagão ibérico de 2025, tendo sido “decisiva” na reenergização da rede, permitindo a reposição inicial de eletricidade na região de Abrantes e apoiando a recuperação gradual do fornecimento em diferentes regiões do país.

Associada ao arranque da eletrificação do país, a construção da Barragem de Castelo de Bode foi priorizada com a criação da Hidroelétrica do Zêzere, em 1945, tendo as obras iniciado em Março de 1946. Com uma bacia hidrográfica de cerca de 3950 km², a central hidroelétrica constitui a segunda maior albufeira de Portugal em capacidade de armazenamento, sendo essencial para o abastecimento humano da Grande Lisboa e para a mitigação da cunha salina no rio Tejo durante períodos de marés vivas de verão, contribuindo para melhores condições de regadio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

PS pede ao Governo medidas urgentes para despoluição do rio Nabão

O grupo parlamentar do PS recomendou hoje ao Governo a promoção de medidas urgentes que assegurem o financiamento da despoluição do rio Nabão, que…

Grupo de voluntários realiza acção de arborização no Parque do Bonito

Um grupo de voluntários que estiveram no Parque Verde do Bonito, no Entroncamento, numa acção de arborização, no passado dia 19 de Novembro, numa…

Festival da Biodiversidade de Alcanena é um alerta anual de consciências para a preservação do ambiente

A 3.ª edição do Festival da Biodiversidade – OBSERVACARSO, foi inaugurada este sábado, dia 18 de Maio, que decorre entre 18 e 22 de…

Baixo nível de água no rio Tejo resulta de descargas extraordinárias em barragem espanhola

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse esta quarta-feira, 2 de Outubro, que o baixo nível da água nos rios Tejo e Ponsul resulta…