O Bloco de Esquerda manifestou-se preocupado com a prestação de cuidados de saúde ao nível dos cuidados primários e hospitalares na região do Médio Tejo, tendo defendido um forte investimento na preservação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em comunicado, o BE dá conta da necessidade de “reforço do SNS através da dotação orçamental necessária para comprar equipamentos, entre eles um aparelho de ressonância magnética, a reorganização dos serviços, o atraso no início da requalificação das urgências do Hospital de Abrantes, a ligação entre os três hospitais [Abrantes, Tomar e Torres Novas] e a sua optimização”.

As reivindicações apresentadas resultam de “preocupações mútuas” transmitidas à deputada eleita por Santarém, Fabíola Cardoso, pela Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo, tendo a eleita lembrado que a Ministra da Saúde já foi “questionada sobre o atraso do início das obras de requalificação das Urgências Médico Cirúrgicas no Hospital D. Manoel Constância, em Abrantes”, unidade hospitalar integrada no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

No documento, o BE dá ainda conta que foi discutida a “necessidade de um plano estratégico para a saúde no Médio Tejo, que articule e potencie os meios existentes, a anunciada transferência de competências na área da Saúde para as autarquias, no âmbito da descentralização em curso, e a importância do reforço na humanização dos cuidados de saúde, tanto ao nível do atendimento, como da comunicação e informação”.

Leia também...

Centro Hospitalar do Médio Tejo abre inquérito à morte de uma mulher de 81 anos

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu um inquérito para determinar as causas da morte de uma mulher de 81 anos por haver…

HDS participa em processo de colheita de órgãos que dá origem a quatro transplantes

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) participou no passado mês de Novembro em mais um processo de colheita de órgãos, o qual não só…

Vacinas da meningite B para todos e HPV para rapazes a partir de Outubro de 2020

A vacina da meningite B para todas as crianças e a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes vão integrar o…

Câmara de Santarém apoia Grupos de Dadores de Sangue do concelho em mais de 8 mil euros

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na reunião do Executivo de dia 12 de Julho, um apoio financeiro de 8934 euros para os Grupos…