O Bloco de Esquerda (BE) quer saber se o Governo está disponível para garantir “verdadeiros caudais ecológicos” nas barragens de Fratel e Belver que possam regular as variações de descargas no rio Tejo provenientes de Espanha.

Num conjunto de perguntas a que a agência Lusa teve hoje acesso, dirigidas ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, as deputadas do BE Fabíola Cardoso e Maria Manuel Rola perguntam ao ministro João Pedro Matos Fernandes “se está disponível para determinar um regime de caudais ecológicos nos planos de gestão das regiões hidrográficas, integrado e coordenado com o Estado espanhol”.

Segundo o BE, nas últimas semanas verificou-se “uma acentuada redução do caudal do rio Tejo”, que “causou danos no ambiente e nas comunidades locais” que vivem e trabalham em áreas abrangidas por aquela bacia hidrográfica.

O grupo parlamentar do BE tem proposto medidas para evitar que se repitam os esvaziamentos de 2019 verificados nos rios Pônsul, Sever e Tejo, que resultaram em graves danos para o ecossistema fluvial e para as populações da região.

“Está o Governo disponível para garantir verdadeiros caudais ecológicos em Fratel e Belver que possam regular as variações de descargas provenientes do Estado espanhol”, questionam.

As deputadas querem ainda saber que diligências vão ser tomadas “para acabar com a prática de diminuição abrupta do nível das águas das albufeiras do Tejo”, de forma a salvaguardar as espécies fluviais e as actividades sociais e económicas ligadas ao rio.

“Quais são os impactes ambientais, sociais e económicos esperados pelo Governo referentes às obras a realizar na barragem de Cedillo? Vai o Governo adoptar medidas de mitigação desses impactes? Se sim, quais e quando”, perguntam.

O BE pergunta também ao Governo se vai disponibilizar um novo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos e, em caso afirmativo, quando.

Leia também...

Vila Nova da Barquinha candidata-se a apoio para destruir ninhos de Vespa Asiática

O Município de Vila Nova da Barquinha submeteu recentemente uma candidatura, no âmbito do Fundo Florestal Permanente do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza…

Juntas de freguesia da região com sensibilização para consumo de água da torneira em prol do ambiente

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) anunciou a celebração de uma parceria com a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), tornando a água da…

AQUANENA é parceira da campanha “Água da Torneira – A Bebida Preferida!”

A AQUANENA formalizou a sua adesão à Campanha “Água da Torneira.PT – A Bebida Preferida!”, promovida pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável. Esta…

Autarca de Abrantes preocupado com indícios de poluição no Tejo

O presidente da Câmara de Abrantes manifestou “preocupação” com a “tonalidade das águas” do Tejo que desde meados de Dezembro “indiciam” casos de poluição,…