Dois bebés gémeos de 18 meses de Coruche foram assistidos no Hospital Distrital de Santarém, na passada sexta-feira, 11 de Março, depois terem inalado hipoclorito de sódio (composto de desinfetante) em vez de soro fisiológico, depois de uma alegada troca na farmácia.

Em comunicado, o Hospital Distrital de Santarém confirma que os dois bebés “foram assistidos no Serviço de Urgência do HDS, na passada sexta-feira dia 11 de Março”, onde acrescenta que a mãe das crianças se apercebeu “que o soro fisiológico que alegadamente havia adquirido na farmácia local afinal tinha sido trocado por hipoclorito de sódio de 0,5 por cento, um produto de aplicação cutânea para desinfeção de feridas”.

A instituição refere ainda que os bebés “foram observados por um otorrino, apresentado apenas uma ligeira alteração na mucosa nasal, ficando em observação por umas horas no hospital antes de terem alta”.

A GNR de Santarém está a investigar o caso, apesar de tudo apontar para uma troca entre os dois produtos na farmácia local.

Leia também...

Investigador Miguel Castanho integra Conselho Consultivo do HDS

O gabinete da Ministra da Saúde divulgou, no dia 16 de Fevereiro,…

Agravamento da pandemia suspende actividade não urgente nos hospitais do distrito

Os hospitais públicos da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde…

Projecto na Lezíria desloca equipa terapêutica a casa de pessoas com doença mental grave

Pessoas com doença mental grave de oito concelhos da Lezíria, estão a…

Hospital de Santarém tem 14 doentes covid internados e dois profissionais infectados

HDS não tem actualmente uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) destinada a doentes covid.