A 13ª exposição de fotografia da UTIS apresentou os trabalhos fotográficos dos seus alunos, na Igreja da Misericórdia de Santarém.

Movimentar a criatividade, treinar o olhar e ver a fotografia de outra maneira. Foram estes alguns dos desafios da exposição ‘Becos e Travessas do Centro Histórico de Santarém’ que foi inaugurada no dia 18 de Junho, na Igreja da Misericórdia. Organizada pela Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS), a 13ª edição teve como tema os becos e as travessas da cidade. “Há vários objetivos. Um é dar a conhecer um outro olhar de Santarém porque eles têm a disciplina de fotografia na UTIS e que pratiquem essa disciplina. Aquilo que temos pedido é criatividade. Que saiam fora da caixa”, enuncia Vítor Barreto, coordenador pedagógico da UTIS.

A exposição resultou de um passeio-concurso de fotografia, aberto a todos os alunos e professores da universidade. “Os concorrentes só conhecem o tema na própria hora. Partimos da UTIS, dizemos qual é o tema, o regulamento e eles depois vão fotografando”, revela Vítor Barreto que destaca também a importância deste tipo de iniciativas. “É essa a ideia também, tentar juntar o novo olhar da fotografia, verem a máquina de outra maneira. Que vejam a fotografia como arte”.

No interior da Igreja da Misericórdia, foram anunciadas as fotografias premiadas. Entre as menções honrosas e os três primeiros lugares, destacou-se Manuel Cabral Martins que venceu a presente edição com a fotografia ‘A Travessa’. “Sinto-me bem. Tinha esperança nesta fotografia”, refere o concorrente após ter conquistado o prémio. O seu interesse por fotografar surgiu antes de ir para a tropa, quando comprou a sua primeira máquina. A partir daí, o seu gosto pela fotografia foi-se desenvolvendo até se tornar uma paixão. “Fotografia é papel pintado. Depois o que lá está dentro da fotografia é que pode ou não ter algum significado maior”, afirma o concorrente.

Manuel Cabral Martins venceu o passeio-concurso com a fotografia ‘A Travessa’

A exposição ‘Becos e Travessas do Centro Histórico de Santarém’ pode ser visitada entre os dias 18 de Junho e 9 de Julho, na Igreja da Misericórdia.

Leia também...

Câmara de Santarém apoia financeiramente FITIJ e o GDRC Perofilho

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, no passado dia 17 de Maio, um apoio financeiro de 13 mil euros para o FITIJ e de…

Ludgero Mendes distinguido com Colar de Mérito da Federação do Folclore Português

Ludgero Mendes foi distinguido com o Colar de Mérito da Federação do Folclore Português. Daniel Café, presidente da Federação, procedeu à condecoração no decorrer…

“Blood Siren” apresentado no Teatro Sá da Bandeira

Sarah McCoy, com uma voz incomparável e carisma como poucas, apresentou, o seu disco de estreia, editado em Janeiro de 2019, “Blood Siren”, no…

Programação de Novembro do PIPA leva arte, pensamento e escrita à aldeia de Saramago

O PIPA – Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga dinamiza, sexta-feira e sábado, actividades para crianças e adultos com o comissário do…