Estará patente na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, de 11 de Setembro a 7 de Outubro, a exposição de fotografia «Aquedutos de Portugal» da autoria do museólogo Pedro Inácio. A inauguração da exposição está marcada para dia 11 de setembro, às 16h30, numa iniciativa que contará com a presença do autor.

Nesta mostra, segundo Pedro Inácio: “Através das fotografias percorremos um dos mais relevantes testemunhos de nosso património histórico e cultural, sublinhando a importância destes antigos e milenares monumentos hidráulicos para a humanidade, ao longo dos tempos, num diálogo permanente entre água e património.”

As fotografias que integram a exposição «Aquedutos de Portugal» resultam do levantamento fotográfico, iniciado em 2007, que culminou com a edição do livro “Património Cultural da Água-Roteiro de Aquedutos” editado, em 2021, pela Câmara Municipal de Mafra e apoiado, institucionalmente, pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Museu da Água da EPAL.

Pedro Inácio nasceu em Lisboa e é licenciado em Ciências Históricas, tendo completado o Curso de Mestrado em Museologia e Património. É Museólogo e Conservador do Museu da Água da EPAL.

Tem diversos livros editados, resultantes do seu trabalho de investigação na área do Património Cultural da Água, e realizou diversas exposições de fotografia em Portugal e no estrangeiro (Argélia, Coreia do Sul, EUA, Espanha, França e Roménia).

Ainda no âmbito desta exposição, terá lugar, no dia 3 de Outubro, uma palestra sobre água, destinada a alunos das escolas do concelho.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…