No próximo dia 24 de fevereiro, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) recebe o lançamento do livro «Na Orla do Silêncio», da autoria de António Mário Lopes dos Santos (poemas) e Luís Mota (ilustração).

António Mário Lopes dos Santos nasceu em 1942. Tendo publicado ao longo da sua vida diversos livros, de poesia, história local e outros, entre os quais uma coletânea de autores torrejanos. Destaque para os livros «Torres Novas na Primeira República» de 1992, «Torres Novas nos finais do séc. XIX. Subsídios históricos» de 1994, «O Município de Torres Novas entre a vitória do Liberalismo e a Regeneração» de 1996, «O Convento do Espírito Santo de Torres Novas (1536-1799)» e «Poetas Torrejanos Contemporâneos» de 2009, «Anais do Município de Torres Novas (1850-1910)», entre outros. A partir de poemas anteriores a 2014 e da relação de amizade com Luís Mota, com a proposta de ilustrar poeticamente os seus desenhos, nasceu a obra «Na Orla do Silêncio», que conta com a estruturação inestimável de Joaquim Madeira.

Luis Mota nasceu em 1956 em Riachos, Torres Novas, tendo passado a infância na oficina do seu avô a desenhar, traçar riscos e manchas de cor. Doutorado em História de Arte pela Universidade de Coimbra, possui ainda um Pós-Doutoramento em Turismo, na Universidade de Aveiro, e Mestrado e Licenciatura em História de Arte, pela Universidade de Lisboa. Expõe desde 1977, em atividade artística intermediada pela vida profissional como Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Tomar (IPT). É atualmente diretor técnico do Museu Agrícola de Riachos. Neste desafio que o poeta e amigo António Mário Lopes do Santos lhe lançou, o lugar do desenho é simples: procura servir as palavras e materializa-se num encontro estético que muito o honra.

Leia também...

Teqball de Santarém conquista Évora

A Arena d’Évora recebeu no passado sábado, dia 15 de Abril, a 2ª etapa do Circuito Nacional de Teqball 2023, uma etapa Classe 10000…

Município de Torres Novas adere à Hora do Planeta 2024

À semelhança dos anos anteriores, O Município de Torres Novas volta a associar-se à “Hora do Planeta”, iniciativa promovida internacionalmente pela WWF que consiste…

70 anos depois, turma de 1953 regressa à Escola dos Combatentes

Foi com um sentimento de “grande emoção” que um grupo de ex-alunos da Escola dos Combatentes, em Santarém, regressou esta segunda-feira ao estabelecimento de…

Câmara de Santarém aprovou contas de 2022

A Câmara de Santarém aprovou as contas de 2022, que apresentam uma diminuição da dívida em 5,9 milhões de euros, para os 36 milhões…