O bispo de Leiria-Fátima apelou a 70 eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE) para a necessidade de “educar o Mundo a amar a paz, a construí-la e a defendê-la dos egoísmos nacionalistas”.

António Marto recebeu um grupo de 70 deputados do PPE que integra o 21.º Encontro para o Diálogo Intercultural Anual do Grupo do PPE e falou-lhes da importância da paz na mensagem de Fátima, “num mundo “invadido por um egoísmo extremo” e que precisa ser educado para a paz”, disse fonte do santuário.

“[A Mensagem] “não é uma ideia abstracta e distante, mas antes uma experiência vivida concretamente no caminho quotidiano da vida, em que é preciso falar sempre da paz”, disse o cardeal, alertando que é fundamental “educar o mundo a amar a paz, a construi-la e a defendê-la no sentido mais englobante e dinâmico”.

Para o cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, esta educação diz respeito à Europa e à América “onde a política está a ser invadida por um egoísmo extremo: ‘América first’, ‘Itália first’, ‘Alemanha first’ etc.”

O religioso disse tratar-se de “um egoísmo” que deve ser superado “com uma nova solidariedade entre os países europeus, porque os nacionalismos que estão a surgir são um grande perigo”, enumerando ainda os medos, as xenofobias e os populismos que resultam desta atitude.

“O contexto e o conteúdo da mensagem não se restringem a um caminho de fé pessoal dos pequenos videntes, a uma circunstância particular do seu país ou a uma determinada verdade da fé em questão”, explicou o bispo da diocese de Leiria-Fátima.

Para o cardeal, o horizonte desta mensagem centenária “é de alcance histórico e mundial: as duas guerras mundiais e os sofrimentos da humanidade com a menção específica de nações como a Rússia, as perseguições à Igreja com a menção dos mártires do século XX e do próprio Papa, a grande causa da paz entre os povos”.

Aos participantes no encontro, que tem na agenda a promoção da paz, o prelado explicou que este é o “tema dominante de Fátima como mensagem e acontecimento”.

“Faço votos de que a vossa visita a Fátima signifique um maior empenho na construção da paz assumida como missão singular de deputados do Parlamento Europeu”, concluiu.

O encontro promovido no âmbito do Partido Popular Europeu visa reflectir sobre o papel da religião, da família, da educação e da juventude no futuro da Europa.

Segundo o eurodeputado Paulo Rangel, vice-presidente do Partido Popular Europeu, Fátima “é mais do que uma experiência mística” encerrando uma “dimensão política e profética”.

Leia também...

Federação Nacional das Organizações de Produtores promove Encontro na Feira Nacional de Agricultura

O Grupo de Contacto Pera e Maçã, integrado no Comité Misto de Frutas e Hortícolas, reuniu ontem, dia 5 de Junho, na FNA –…

João Arraiolos é o candidato da CDU à Câmara de Alpiarça

 O candidato da CDU à Câmara de Alpiarça, no distrito de Santarém, nas eleições autárquicas deste ano será João Arraiolos, professor e vereador no…

Tio Jel sobe ao palco do Cineteatro da Chamusca no próximo sábado

Nuno Duarte, mais conhecido por Tio JEL, um nome incontornável da comédia portuguesa dos últimos 20 anos, sobe ao palco do Cineteatro da Chamusca…

Trabalhos de limpeza da Ribeira do Algar já estão a decorrer

A Câmara Municipal do Cartaxo tem em curso um conjunto de trabalhos que têm como objectivo assegurar a limpeza e manutenção das linhas de…