Para a sociedade civil “não é bom” que as suas instituições sociais “sejam asfixiadas”, adverte D. José Traquina.

O bispo de Santarém disse na homilia da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus (01 de Janeiro) que é seu “dever partilhar a preocupação que se vive nas Instituições de Solidariedade Social”.

Depois da crise que Portugal viveu na última década são “as IPSS que vivem uma situação de preocupação quanto ao futuro do serviço que prestam, devido à dificuldade económica que atravessam”, referiu D. José Traquina, numa homilia proferida na Sé de Santarém.

O bispo de Santarém fez referência ao aumento dos “encargos sociais para o seu funcionamento e reduziram-se as receitas, em virtude da fragilidade social com a diminuição e envelhecimento da população”.

Para a sociedade civil “não é bom” que as suas instituições sociais “sejam asfixiadas, por falta de condições económicas para corresponder aos serviços que prestam, em conformidade com as exigências legais”, frisou o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

As datas para as conversações com a Segurança Social ainda não estão marcadas, mas o bispo de Santarém espera “que haja justiça e bom senso para bem de toda a população”.

Na sua homilia, o responsável católico deu relevo às ideias fundamentais da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz que tem como tema ‘A Paz como Caminho de Esperança: Diálogo, Reconciliação e Conversão Ecológica’.

Leia também...

PSP recolhe 100 armas de fogo em Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos

O Núcleo de Armas e Explosivos, do Comando Distrital de Santarém da PSP, recolheu 100 armas de fogo, entre Outubro e Novembro, em várias…

Incêndio provoca dois desalojados em Samora Correia

Um incêndio destruiu esta sexta-feira, 12 de Julho, uma habitação precária situada na zona industrial da Murteira, em Samora Correia. Segundo o Comando Distrital…

Juntas de Freguesia de Abrantes integram dispositivo de combate a incêndios rurais

Seis juntas de freguesia do concelho de Abrantes vão integrar o dispositivo municipal de combate a incêndios rurais colocando no terreno viaturas equipadas com…

Bombeiros do Cartaxo comemoram 83 anos ao serviço da população

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo (BMC) celebraram 83 anos ao serviço da população numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Proteção Civil Patrícia…