A UD Santarém conquistou a primeira vitória no Campeonato de Portugal, ao vencer, no passado domingo, o Marinhense, por 2-4. Na deslocação ao terreno do então líder da Série C, a equipa escalabitana entrou bem jogo, pressionando alto, impondo um ritmo de jogo elevado e criando as melhores oportunidades de golo.
Ao minuto 13, Marco Grilo cobrou de forma exímia um pontapé de canto para a entrada da pequena área, onde apareceu Nhayson a cabecear para o fundo das redes defendidas por Leonardo Ferreira. Mas a festa unionista durou pouco tempo, uma vez que logo aos 21 minutos, o Marinhense chegou ao empate através do capitão Rúben Coelho, a responder bem a um cruzamento vindo da direita e aproveitando o mau posicionamento de Bastian.
A U. Santarém reagiu de imediato e, novamente através da cobrança de um pontapé de canto, chegou ao 1-2, à passagem do minuto 24. Destaque para o desvio de calcanhar de Miguel Pinto ao primeiro poste, que serviu desta forma Nhayson para o seu segundo golo. Mesmo em cima do intervalo, tremendo balde de água fria para a equipa escalabitana.
Rúben Coelho fez um excelente passe na profundidade que isolou Yonder na cara de Josué, permitindo ao avançado do Marinhense restabelecer novamente a igualdade no marcador. A U. Santarém voltou a entrar com tudo na segunda parte e contou com um inspirado Nhayson para conquistar os 3 pontos. Logo ao minuto 52, livre na esquerda a favorecer a U. Santarém, com Marco Grilo a fazer um cruzamento milimétrico para o coração da área, onde surgiu Nhayson a cabecear para o 2-3.
Já perto do final do jogo, aos 82’, a U. Santarém chegaria ao 2-4 e novamente de bola parada. Canto batido na direita, desvio de um defesa do Marinhense e a bola a sobrar para Miguel Lopes rematar forte e colocado para o fundo da baliza.
Contas feitas, 4 golos marcados de bola parada que valeram a preciosa primeira vitória à U. Santarém no campeonato. Embora Nhayson se tenha destacado com um impressionante hat-trick, também se deve salientar a grande exibição de Josué Duverger na baliza unionista, que contou com um par de defesas brilhantes, principalmente uma com o ombro, por puro instinto, num remate à queima-roupa ainda na primeira parte. O jogo de pés do guardião haitiano também foi sempre uma mais-valia nas transições da sua equipa.
Com esta vitória, a U. Santarém ocupa agora o 6º lugar com 5 pontos, a dois do 2º classificado Marinhense e a quatro do novo líder Rabo de Peixe. No próximo domingo, segue-se deslocação ao terreno do Dumiense, em jogo a contar para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal.