Fernando Lucas, que já foi operacional na delegação da Cruz Vermelha de Santarém e dos Bombeiros Voluntários de Santarém, salvou no passado sábado, 14 de Dezembro, em conjunto com a colega Sandra Mateus, um bebé de apenas 15 dias que estava a sufocar com refluxo do leite enquanto dormia, em Sagres, concelho de Vila do Bispo.

Segundo avança o Correio da Manhã, o recém-nascido já apresentava alterações da cor da pele devido à falta de oxigenação à chegada da equipa de bombeiros mas a rápida actuação dos operacionais permitiu que o desfecho fosse feliz.

A situação ocorreu cerca das 12h00 e o refluxo do leite materno provocou obstrução das vias respiratórias ao menino. Os pais ligaram em pânico para o 112 de quem receberam as primeiras instruções até à chegada de Fernando Lucas e Sandra Mateus.

Segundo a mesma fonte, quando os dois bombeiros chegaram à residência dos pais do menino, apenas cinco minutos depois do alerta, o bebé apresentava uma obstrução parcial da via aérea e estava com grandes dificuldades em respirar.

Os operacionais aspiraram as vias respiratórias e administraram oxigénio à criança acabando por conseguir que voltasse a ter um normal respiração. O trabalho dos soldados da paz acabou por ser crucial para salvar a vida do recém-nascido.

Uma equipa do INEM ainda chegou a ser chamada ao local mas acabou por fazer apenas uma avaliação à criança que se encontrava clinicamente bem. O bebé ficou bem não tendo sido necessário o transporte ao hospital.

Fernando Lucas está actualmente ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo. O operacional já fez parte da delegação da Cruz Vermelha de Santarém e da corporação de Bombeiros Voluntários de Santarém.

Leia também...

Lar com 158 infectados e dois mortos confirmados em Alcanena

Um total de 158 pessoas, 111 utentes e 47 trabalhadores do Centro…

Politécnico de Santarém suspende aulas

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) suspendeu, até ao próximo dia 3…

Governo apresenta plano de desconfinamento para reabertura da economia

O Conselho de Ministros apresentou hoje as medidas gerais do plano de…

Polícia salva homem que se atirou ao rio Almonda

Elementos da Policia de Segurança Pública de Torres Novas salvaram um homem,…