Os Bombeiros Voluntários de Azambuja colocaram ao serviço esta sexta-feira, 24 de Maio, a nova ambulância de socorro que fará parte da frota da corporação.
O novo veículo foi adquirido através de um novo modelo de financiamento
das ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que constituem posto de emergência. O Instituto paga uma verba de 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro de cada uma das ambulâncias. E a partir do primeiro ano de vida vai igualmente subsidiar as despesas de manutenção, reparações e seguro.
Segundo informação do INEM, esta renovação da frota é marcada por uma nova forma de comprar ambulâncias. Em vez de ser o INEM a comprá-las, as viaturas são adquiridas directamente pelas corporações de bombeiros.
Em 2017, o INEM iniciou a assinatura de protocolos com corpos de bombeiros para a aquisição de ambulâncias de socorro, substituindo as ambulâncias mais antigas. O INEM investiu mais de dois milhões de euros na frota PEM, subsidiando a 100% a aquisição destas ambulâncias e respectivo equipamento.
O plano do INEM para a renovação da frota de ambulâncias dos PEM prevê ainda que se proceda à substituição de 75 ambulâncias em cada ano, entre 2018 e 2021, altura em que esta se encontrará totalmente renovada.