O Grupo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Pernes organizam uma dádiva de sangue, na quinta-feira, dia 14 de Janeiro, na sede da corporação.

Segundo a organização, a recolha pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação vai decorrer entre as 15h00 e as 19h00. A dádiva de sangue consiste na colheita de cerca de 450ml de sangue a pessoas com 18 anos ou mais, com 50 quilogramas de peso, saudáveis e não demora mais de 30 minutos.

Recorde-se que, em Outubro passado, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou que as reservas nacionais de sangue estavam com níveis críticos dos tipos O+ e A+ e apelou aos portugueses para darem sangue.

A FEPODABES explicou que com a retoma das cirurgias e da actividade hospitalar, o consumo de sangue tem vindo a aumentar e as reservas nacionais tinham naquela altura dois tipos de sangue em falta: O+ e A+.

A organização do Grupo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Pernes, em parceria com a Câmara de Santarém e a FEPODABES, e conta com a colaboração e supervisão do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Leia também...

DGS está a equacionar fim do uso de máscaras no interior

O fim do uso de máscara nos espaços interiores está a ser equacionada, mas isso só acontecerá quando diminuir a mortalidade por covid-19 em…

Variante Ómicron é responsável por 98% dos casos de Covid-19 no Médio Tejo

A variante Ómicron é responsável por 98 por cento dos casos positivos de infecção por covid-19 detectados na primeira semana do ano pelo laboratório…

Casamento com 130 pessoas em Aveiras de Cima na origem de surto activo

Um casamento com 130 pessoas em Aveiras de Cima, Azambuja, está na origem de um surto activo de covid-19, tendo sido identificados até ao…

Campanha de sensibilização do cancro da mama marcada por retrocesso no diagnóstico

Os hospitais portugueses receberam, em 2020, mais doentes com cancro de mama em fase avançada devido à pandemia da covid-19, disse à agência Lusa…