Foto: Município de Salvaterra de Magos

Os Bordados da Glória do Ribatejo cumpriram, no passado dia 4 de Fevereiro, quatro anos desde a sua inclusão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, classificação que reconheceu oficialmente esta prática como expressão identitária da comunidade local.

O processo de inscrição foi promovido pelo Município de Salvaterra de Magos, em colaboração com a Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora, a Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural da Glória do Ribatejo e o Rancho da Casa do Povo da Glória do Ribatejo, contando ainda com contributos de outras colectividades e da comunidade local.

Segundo a informação divulgada pelo município, a classificação veio valorizar o trabalho desenvolvido por gerações de mulheres da Glória do Ribatejo, responsáveis pela produção de peças bordadas associadas ao enxoval e ao quotidiano doméstico, marcadas por motivos próprios e técnicas transmitidas entre gerações.

A autarquia destaca que estes bordados têm sido objecto de interesse por parte de investigadores e estudiosos ao longo do tempo, entre os quais Alves Redol e Maria Lamas, sendo hoje assumidos como elemento identitário da freguesia e do concelho.

A celebração do aniversário sublinha a continuidade de um saber-fazer tradicional que integra a memória colectiva local e contribui para a diversidade cultural do concelho de Salvaterra de Magos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Festas em honra de Nossa Senhora de Fátima no Granho de 27 a 30 de Julho

De 27 a 30 de Julho, o Granho, concelho de Salvaterra de Magos, está em festa. Música, comes e bebes, sardinha assada, vacada, fogo…

A Capital do Gótico como ensaio para o mestre Afonso Domingues

Foi no coro alto da Igreja de São Francisco e nas fachadas da Igreja da Graça que o estilo de Afonso Domingues maturou e…

Militares da coluna de Salgueiro Maia presentes em espectáculo que recria saída da EPC

Meia centena de antigos militares que participaram na coluna que Salgueiro Maia conduziu na madrugada de 25 de Abril de 1974 vão estar em…

Conservatório de Música de Santarém: Uma casa de afectos

O Conservatório de Música de Santarém (CMS) é uma cooperativa sem fins lucrativos que foi fundada em Maio de 1985 por um grupo de…