A empresa Borrego Leonor & Irmão, S.A, sedeada em Almeirim, foi reconhecida com o prémio nacional de Excelência nos prémios Valorfito, em reconhecimento pelas boas práticas para critérios, tanto quantitativos, quanto qualitativos, no sector agrícola. A empresa venceu ainda o prémio nacional sementes, uma distinção atribuída a um parceiro da organização.

A cerimónia de entrega destes prémios decorreu na sexta-feira, 28 de Abril, em Lisboa, na qual 14 empresas portuguesas viram o seu trabalho distinguido em mais uma edição dos Prémios Valorfito.

“Num ano que fica marcado pela excelência dos resultados na recolha de embalagens – tendo-se atingido a maior percentagem de recolha de fluxos fitofarmacêuticos de sempre – a cerimónia teve como objectivo envolver o sector agrícola na reflexão sobre o estado da actividade, distinguindo aqueles que por força da sua dedicação, proatividade e envolvimento se destacaram entre as melhores práticas agrícolas”, refere um comunicado da organização.

O encontro, que teve lugar em Lisboa, no Montes Claros Lisbon Secret Spot, reuniu o sector para relembrar aquelas que são as melhores práticas, olhar para casos exemplo, reflectir sobre os resultados anuais da actividade, estabelecer novas metas e propor novos desafios.

“A verdade é que o sector agrícola está cada vez mais forte no que respeita ao crescimento das taxas de recolha, há uma sensibilidade cada vez maior dos profissionais para aquilo que é uma agricultura sustentável e responsável, contudo, os desafios são crescentes, as metas de crescimento são cada vez mais ambiciosas, e, por isso, obrigam-nos a um esforço, resiliência e foco, que são essenciais reforçar”, refere António Lopes Dias, director-geral do Valorfito.

À semelhança de anos anteriores, os prémios deste ano gratificaram o empenho dos Pontos de Retoma nacionais para cinco categorias principais: o prémio Crescimento, de âmbito regional e ilhas, atribuído a dez parceiros e que distingue o maior crescimento na região face ao ano anterior; o prémio Cooperativa, que releva o maior crescimento nacional em 2022 para o sector cooperativo; o prémio Sementes e o prémio Biocidas, atribuídos a um parceiro respectivamente; e, com grande destaque, o prémio Excelência, o galardão mais desejado da noite, e que distingue o TOP 1 das boas práticas para critérios tanto quantitativos quanto qualitativos – este ano atribuído à Borrego Leonor & Irmão, S.A.

Para o director-geral do Valorfito, António Lopes Dias, “esta cerimónia reforça, ano após ano, a sua importância, já que é o momento em que é feito publicamente um reconhecimento àqueles que são os pilares do sistema Valorfito, os Pontos de Retoma. A actividade de recolha está em franco crescimento e estamos certos de que em 2023, poderemos vir a atingir a tão desejada meta de 60% de retoma global.

Não baixaremos os braços e as contas vão fazer-se no final, com o habitual empenho de todos”.

Para o final deste encontro ficaram guardados a entrega oficial dos prémios, assim como o reconhecimento a todos os presentes e envolvidos nesta operação em prol de uma agricultura mais sustentável.

No encerramento, António Lopes Dias aproveitou ainda para reforçar alguns dos principais desafios dos próximos anos, relembrando que este ano o Valorfito estará ainda mais próximo dos pontos de retoma e agricultores de menor dimensão, com o propósito de colmatar as principais dificuldades e contribuir para uma melhoria na recolha dos dois fluxos mais desafiantes – sementes e biocidas.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…