A Praça de Touros do Cartaxo transformou-se para receber, no dia 18 de Setembro, a Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas 2021, que coroou Bruno Lopes, da Freguesia de Pontével e Rita Alves, da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, como Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo.
O evento anual foi suspenso em 2020, no âmbito da pandemia de Covid-19. Este ano regressou para cumprir o seu principal objectivo, valorizar e promover a divulgação dos usos e costumes do concelho, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, entre a juventude dos candidatos e a valorização das tradições de cada freguesia.
As seis freguesias do concelho, União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, União de Freguesias de Ereira e Lapa, Freguesia de Pontével, Freguesia de Valada, Freguesia de Vale da Pedra e Freguesia de Vila Chã de Ourique, fizeram-se representar por jovens naturais de cada uma delas. Jovens que viram ser testados os seus conhecimentos sobre o concelho numa prova escrita e as suas capacidades de comunicação e expressão, numa prova de palco.
As candidatas e o candidato foram ainda avaliados numa prova de produção do vídeo “Visitem a Minha Freguesia”, tendo trabalhado para decidir os conteúdos, o guião e a mensagem que pretendiam passar. A Câmara Municipal do Cartaxo disponibilizou um técnico de vídeo e multimédia para apoiar as jovens na produção do vídeo, sendo as decisões e a locução da responsabilidade do candidato e das candidatas.
Ana Bernardino e Gonçalo Patrício voltaram a conduzir a Gala de Eleição que, nesta edição, teve a palavra tolerância como fio condutor. No palco, a noite foi memorável com a actuação do Saint Dominic’s Gospel Choir, da fadista Filipa Maltieiro, de Symone De Lá Dragma e da Companhia Seller Danza com os alunos de dança contemporânea do Conservatório de Música de Santarém, que apresentaram um trabalho coreográfico de Juan Maria Seller.
O candidato e as candidatas desfilaram em traje regional, traje casual e traje de gala – neste último, as candidatas vestiram as criações de Madalena Toscany, que também vestiu a apresentadora, Ana Bernardino. A maquilhagem e os penteados foram da responsabilidade de profissionais do concelho e das freguesias que, uma vez mais, colaboraram de modo voluntário com a Gala e que mereceram especial agradecimento por parte da Câmara Municipal do Cartaxo.