A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou recentemente a lista dos 250 clubes com mais praticantes inscritos ao dia 1 de Janeiro de 2022, onde consta que a Associação de Futebol de Santarém tem onze dos seus clubes filiados a integrar este ranking.

A liderar a lista pelo distrito encontra-se o Clube Amador Desportos Entroncamento com um total de 369 praticantes inscritos, o que lhe dá a 33ª posição entre os 250 a nível nacional. O segundo da lista distrital é a Associação Académica de Santarém que 275 praticantes inscritos e posiciona-se na 89ª posição da lista da FPF. Em terceiro na lista pelo distrito está o Centro Desportivo de Fátima com 272 atletas inscritos e é 95º na lista da FPF.

Segue-se o União de Tomar com 247 atletas (133º da FPF); Clube Atlético Ouriense também com 247 atletas inscritos (134º da FPF); a União Desportiva de Santarém tem à data 235 jogadores inscritos (147º da FPF); a Associação Desportiva Recreativa Cultural Vasco da Gama também 235 (148º da FPF); o Núcleo Sportinguista de Rio Maior tem 221 praticantes inscritos (172º da FPF); o Sport Club Ferreira do Zêzere conta com 203 atletas (216º da FPF); o Sport Lisboa e Cartaxo volta à lista com 190 jogadores (249º da FPF; e a fechar a contagem tanto distrital como nacional está o Grupo Desportivo Samora Correia com 189 praticantes inscritos (250º da FPF).

Esta lista totaliza 2683 praticantes inscritos pela Associação de Futebol de Santarém.

Dos onze clubes dos distrito que constam na lista dos mais formadores da Federação Portuguesa de Futebol, apenas nove apostam no futebol feminino onde se totalizam 185 jogadoras, contra os 2402 jogadores masculinos.

No futsal, somente dois clubes desta lista marcam presença, o CADE e o Ferreira do Zêzere. No caso do CADE estão contabilizadas 15 jogadores. Já o Ferreira do Zêzere tem 78 praticantes homens e três mulheres.

Em termos nacionais, a FPF refere que tem 181.495 praticantes de futebol e futsal inscritos, o que para o organismo “representa o trabalho e o esforço que tem sido desenvolvido no sentido de ir ao encontro de um objectivo comum da FPF, das associações e dos clubes e que visa continuar a fazer crescer o número de atletas”.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…