Budapeste, a cidade onde foi inventado o Teqball, recebeu uma etapa do European Teqball Tour, prova que distribuiu 30.000USD em Prize Money e contou com a presença dos melhores jogadores da modalidade.
Esta competição foi, também, a primeira de 4 provas de qualificação para os European Games 2023, os “Jogos Olímpicos Europeus” que se disputam na Polónia, e onde o Teqball será, pela primeira vez, desporto de medalha.
Portugal e os clubes portugueses estiveram, em Budapeste, representados por 3 atletas.
Baptiste Berna, do Teqball Thann Club, Rui Marques Leitão e Dima Shevchuk, dos “Caixeiros” de Santarém.
Dima Shevchuk, atleta ucraniano, competiu nas categorias de Doubles e Mixed Doubles, tendo como parceiros os seus compatriotas Oleg Usychenko e Katya Fesenko. O teqer dos “Caixeiros” não conseguiu ultrapassar a Fase de Grupos, em ambas as categorias, ao contrário do sucedido na etapa de Cracóvia, há 15 dias.
Rui Leitão que fez dupla com o camaronês Grégory Tchami-Djmh, do Teqball Thann Club, apesar das boas exibições, terminou em 3º lugar num grupo que contou com fortíssimas duplas húngaras e polacas.
Baptiste, a residir em Mulhouse, França, e que ocasionalmente compete no Circuito Nacional de Teqball com as cores dos “Caixeiros”, foi o melhor teqer luso na prova, tendo conseguido atingir os Dezasseis Avos-de-Final onde perdeu, apenas, para o actual Campeão Mundial, Ádám Blázsovics.
Baptiste e Rui Leitão somaram os primeiros, e importantes, pontos para Portugal na corrida de qualificação para os European Games, onde estarão apenas os 15 melhores países da Europa.
A grande atracção deste evento foi a presença do Embaixador Mundial do Teqball, a estrela brasileira, Ronaldinho Gaúcho, que para além de um jogo de exibição, ainda esteve em filmagens para um projecto com a Eurosport, com a colaboração de Rui Marques Leitão.