O Município da Chamusca aprovou adendas aos protocolos de apoio às universidades e academias seniores do concelho da Chamusca para permitir a continuidade das actividades destas importantes respostas sociais, através da realização de aulas não presenciais com recurso a plataformas digitais.

“Como é conhecido, uma das novas medidas de combate à pandemia, no âmbito do Estado de Emergência, foi a suspensão total das actividades das universidades e academias seniores”, destaca um comunicado da autarquia.

“As universidades e academias são importantes respostas sociais de dinamização de actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio entre os seniores, promovendo medidas de envelhecimento activo com elevado sucesso do concelho da Chamusca”, adianta a mesma nota.

Para além do habitual apoio financeiro, a Câmara da Chamusca vai apoiar também todo o tipo de actividades não presenciais através da atribuição de uma verba mensal de 600 euros, em adenda aos contractos inter-administrativos já assinados, verba essa que servirá para as freguesias e uniões de freguesia suportarem os custos acrescidos com a implementação de respostas digitais à continuidade das aulas.

Durante o ano de 2020, dos cerca de 100 mil euros de apoio atribuídos às Universidades e Academia Sénior do Concelho, aproximadamente 10 mil euros dessa verba serviu para apoiar actividades não presenciais.

Os novos apoios abrangem a Universidade Sénior de Vale de Cavalos, Academia Sénior da União de Freguesias de Parreira e Chouto, Universidade Sénior da União de Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande, Universidade Sénior de Ulme e Universidade Sénior da Carregueira.

Leia também...

Rotary Club de Santarém distingue alunos com entrega dos ‘Prémios Escolares 2017/2018’

Decorreu na tarde da passada terça-feira, dia 16 de Outubro, no auditório da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado em Santarém, a cerimónia de entrega…

VÍDEO | Agrária de Santarém e Rodrigo Castelo lançam curso “Inovação e Gastronomia”

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) vai leccionar este ano um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em “Inovação em Gastronomia”, cujo objectivo é…

Nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes vai custar quatro milhões de euros

A Câmara de Abrantes apresentou o projecto da construção da nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) no complexo do Parque de Ciência…

Município do Entroncamento apoia famílias na compra de livros e material escolar

O Municipio do Entroncamento vai apoiar as famílias do concelho com a atribuição gratuita dos livros de fichas a todos alunos do 1º ciclo…