O Município da Chamusca aprovou adendas aos protocolos de apoio às universidades e academias seniores do concelho da Chamusca para permitir a continuidade das actividades destas importantes respostas sociais, através da realização de aulas não presenciais com recurso a plataformas digitais.

“Como é conhecido, uma das novas medidas de combate à pandemia, no âmbito do Estado de Emergência, foi a suspensão total das actividades das universidades e academias seniores”, destaca um comunicado da autarquia.

“As universidades e academias são importantes respostas sociais de dinamização de actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio entre os seniores, promovendo medidas de envelhecimento activo com elevado sucesso do concelho da Chamusca”, adianta a mesma nota.

Para além do habitual apoio financeiro, a Câmara da Chamusca vai apoiar também todo o tipo de actividades não presenciais através da atribuição de uma verba mensal de 600 euros, em adenda aos contractos inter-administrativos já assinados, verba essa que servirá para as freguesias e uniões de freguesia suportarem os custos acrescidos com a implementação de respostas digitais à continuidade das aulas.

Durante o ano de 2020, dos cerca de 100 mil euros de apoio atribuídos às Universidades e Academia Sénior do Concelho, aproximadamente 10 mil euros dessa verba serviu para apoiar actividades não presenciais.

Os novos apoios abrangem a Universidade Sénior de Vale de Cavalos, Academia Sénior da União de Freguesias de Parreira e Chouto, Universidade Sénior da União de Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande, Universidade Sénior de Ulme e Universidade Sénior da Carregueira.

Leia também...

Candidatos ao ensino superior têm novas datas para realização de pré-requisitos

A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) alterou o calendário da avaliação dos pré-requisitos para candidatura às universidades e politécnicos, deixando de…

Evento sobre ciência junta escolas e instituições da região

O Palácio dos Desportos, em Torres Novas, recebe hoje, quinta-feira, e sexta o evento “Nas Asas da Ciência 3.0”, com vários ‘workshops’ interactivos sobre ciência…

Santarém tem 11 “Escolas Electrão” que recebem equipamentos eléctricos usados

Onze escolas do distrito de Santarém vão receber equipamentos eléctricos usados no âmbito da campanha “Escola Electrão”, que arranca com o início de mais…

‘INSIGNARE’ líder de consórcio europeu para a criação de curso profissional de Turismo Digital

A INSIGNARE viu aprovada uma candidatura europeia que lhe irá permitir desenvolver a componente tecnológica e de formação em contexto de trabalho, do Curso…