O Município da Chamusca aprovou adendas aos protocolos de apoio às universidades e academias seniores do concelho da Chamusca para permitir a continuidade das actividades destas importantes respostas sociais, através da realização de aulas não presenciais com recurso a plataformas digitais.
“Como é conhecido, uma das novas medidas de combate à pandemia, no âmbito do Estado de Emergência, foi a suspensão total das actividades das universidades e academias seniores”, destaca um comunicado da autarquia.
“As universidades e academias são importantes respostas sociais de dinamização de actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio entre os seniores, promovendo medidas de envelhecimento activo com elevado sucesso do concelho da Chamusca”, adianta a mesma nota.
Para além do habitual apoio financeiro, a Câmara da Chamusca vai apoiar também todo o tipo de actividades não presenciais através da atribuição de uma verba mensal de 600 euros, em adenda aos contractos inter-administrativos já assinados, verba essa que servirá para as freguesias e uniões de freguesia suportarem os custos acrescidos com a implementação de respostas digitais à continuidade das aulas.
Durante o ano de 2020, dos cerca de 100 mil euros de apoio atribuídos às Universidades e Academia Sénior do Concelho, aproximadamente 10 mil euros dessa verba serviu para apoiar actividades não presenciais.
Os novos apoios abrangem a Universidade Sénior de Vale de Cavalos, Academia Sénior da União de Freguesias de Parreira e Chouto, Universidade Sénior da União de Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande, Universidade Sénior de Ulme e Universidade Sénior da Carregueira.