‘Crianças abraçam Economia Circular’ em Santarém com recolha de meia tonelada de rolhas

O Projecto de Educação Ambiental “Do Montado à Rolha” do Município de Santarém direccionada às Escolas do Ensino Básico, recolheu cerca de meia tonelada de rolhas de cortiça, que integrarão novamente o ciclo do vida deste produto natural, de elevada importância nas três dimensões da sustentabilidade.

Este projecto foi desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade em seis escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho durante o ano lectivo 2017/2018, em parceria com a Corticeira Amorim, com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para o valor dos serviços dos ecossistemas e da Biodiversidade associada a um dos ecossistemas mais importante dos país, o Montado.

Aos alunos foi colocado o desafio “Rolha a Rolha”, para que durante três meses recolhessem rolhas de cortiça para reciclagem, a reverter a favor do programa Green Cork, promovido pela QUERCUS, do qual o município é parceiro desde Junho de 2016.

“Os resultados obtidos demonstram o empenho da comunidade escolar, que está de parabéns. Pela primeira vez, atingimos a recolha de cerca de meia tonelada de rolhas de cortiça, deste material natural, tão leve, contribuindo para o aumento do ciclo de vida das rolhas de cortiça, mitigando a pressão sobre os ecossistemas e produzindo, simultaneamente, valor económico e social na sociedade portuguesa”, avança nota do município.

A grande vencedora deste desafio foi a EB da Póvoa da Isenta, em que os seus 30 alunos conseguiram recolher 145 quilogramas de rolhas de cortiça, pelo que, será premiada com uma visita de estudo a Coruche, no dia 5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente, a uma Herdade com um Montado, em processo de descortiçamento pela Corticeira Amorim, e uma visita ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça, com o objectivo de que os alunos percepcionem a importância desta espécie autóctone, de elevado valor cultural, económico e ambiental na região e no país.

O Município de Santarém congratula a comunidade escolar das escolas participantes do desafio “Rolha a Rolha”, designadamente, EB da Póvoa da Isenta, EB do Mergulhão, EB S. Domingos, EB de Amiais de Cima, EB da Póvoa de Santarém e EB de Almoster, que participaram com elevado empenho e dedicação, superando as expectativas.

Lembra ainda que os munícipes que pretendam colaborar com o programa Green Cork, podem fazer entrega de rolhas de cortiça para reciclagem nos diversos pontos de recolha em Santarém, designadamente nas Juntas de Freguesia, Casa do Ambiente, Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Teatro Sá da Bandeira, Posto de Turismo, Complexo Aquático, Piscinas do Sacapeito, Pavilhão Gimnodesportivo, Recepção da Ex-EPC, Edifício do Urbanismo e Bombeiros Municipais.

info, , , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS