Com o início das aulas online na próxima segunda-feira, dia 8 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Abrantes tomou medidas para prestar apoio aos alunos beneficiários dos escalões A e B da acção social escolar e todos os alunos que se verifique não terem recursos. 

No regresso às aulas em regime não presencial, que se irá manter por tempo indeterminado devido à evolução da pandemia, a Câmara Municipal de Abrantes concluiu na sexta-feira, dia 5 de Fevereiro, a entrega de computadores aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, com acção social escolar, que não têm condições financeiras para adquirir os equipamentos, num total de 458 computadores.

No caso do ensino secundário, os alunos do Agrupamento de Escola Dr. Solano de Abreu já receberam computadores do Ministério da Educação e aos alunos do secundário do Agrupamento de Escola Dr. Manuel Fernandes, a autarquia entregou 17 computadores. 

No total, para já, a autarquia de Abrantes disponibilizou 475 computadores aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, prevendo-se a entrega de mais 4 dezenas de equipamentos a alunos do Concelho.

Na próxima semana, a Câmara Municipal de Abrantes vai garantir o acesso à internet aos alunos que foram indicados pelos agrupamentos de escolas, num esforço conjunto entre o Município e os agrupamentos de escolas que fizeram o levantamento das necessidades dos alunos junto das famílias.

Os computadores são cedidos às famílias, a título de empréstimo, à semelhança do que já aconteceu no confinamento ocorrido em 2020.

Qualquer situação de carência de equipamento que ainda seja reportada será merecedora de toda a atenção por parte da Autarquia.

Para o Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, “esta medida da autarquia de apoio à educação tem por objectivo fomentar a igualdade nas condições de acesso ao processo de ensinoaprendizagem dos alunos do nosso Concelho”.

Recordamos que o Município reforçou, junto das empresas de comunicações, o pedido de aumento de rede em algumas zonas do concelho onde a internet é mais fraca.

No que se refere às refeições escolares, estão a ser servidas cerca de 280 refeições diárias, a todos/as os/as alunos/as de todos os níveis do ensino público, beneficiários do apoio social escolar, sendo as mesmas confeccionadas na Escola EB/JI Maria Lucília Moita. As refeições sociais estão a ser entregues aos encarregados de educação, em vários pontos de recolha (nas escolas definidas para esta entrega: EB Rio de Moinhos, EB Pego, EB Rossio ao Sul do Tejo, EB S. Miguel do Rio Torto, EB Bemposta, Escola Octávio Duarte Ferreira – Tramagal, EB Alvega e EB Mouriscas). As refeições cujos encarregados de educação não podem receber nos pontos de recolha, estão a ser entregues nas suas residências pela Autarquia, em colaboração com as Juntas de Freguesia.

As Escolas Básicas António Torrado e Maria Lucília Moita, em Abrantes, continuam a funcionar como Escolas de Acolhimento dos filhos ou outros dependentes com idade igual ou inferior a 12 anos, a cargo dos profissionais mobilizados para o desempenho de funções essenciais de protecção/apoio no âmbito da COVID-19.

Leia também...

Câmara de Abrantes entrega prémios aos alunos do ensino secundário do concelho

A Câmara Municipal de Abrantes e a Tejo Energia entregaram na sexta-feira, 04 de outubro, os prémios de mérito aos melhores alunos do ensino…

“Enologia para Leigos” na Escola Profissional do Vale do Tejo

A Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém organizou em conjunto com a Escola Superior Agrária de Santarém, na sexta-feira, dia 25 de…

Centro Escolar em Constância continua fechado devido a maus cheiros

O Centro Escolar de Santa Margarida da Coutada (CESM), em Constância, vai continuar encerrado por tempo indeterminado, informou a autarquia, referindo um relatório que…

Kinderpedia e FAPOESTEJO levam literacia e inclusão digital às escolas

A Kinderpedia e a FAPOESTEJO assinaram em Dezembro uma parceria que visa proporcionar condições especiais de acesso à Kinderpedia pelas escolas portuguesas protocoladas com…