A Câmara de Abrantes vai aumentar o número de bolsas de estudo para alunos do ensino superior, de 30 para 42, com efectividade já no corrente ano escolar 2019/20. Estas bolsas são atribuídas graças a uma parceria entre a Câmara, o Rotary Club de Abrantes e a Fundação Rotária.

Segundo um comunicado da autarquia, até agora, a entidade assegurava financeiramente a atribuição de 30 bolsas, enquanto o clube rotário local patrocina (através de empresas e particulares) mais 22, totalizando 52 bolsas anuais, entre novos bolseiros e recandidaturas.

Devido ao aumento do número de candidaturas, a Câmara Municipal de Abrantes entendeu fazer uma adenda ao protocolo de cooperação celebrado em 2012 entre as três entidades, de forma a criar condições para que mais jovens munícipes tenham acesso a este apoio para possibilitar o prosseguimento dos estudos, após conclusão do ensino secundário. Assim, o valor da verba anual a atribuir pelo Município de Abrantes para encargos inerentes a bolsas de estudo anuais passará de 23.500,00€ para 32.500,00€.

Segundo o município, o objectivo é “incentivar e proporcionar condições de igualdade de acesso à formação superior a jovens residentes no concelho que, devido a dificuldades económicas por parte das famílias, possam ter dificuldade em prosseguir os seus estudos”.

Na mesma nota a Câmara de Abrantes recorda que “ao abrigo do protocolo, os serviços da Câmara recebem as candidaturas, enquanto o Rotary Clube de Abrantes as analisa de acordo com indicadores como o rendimento familiar “per capita” e mérito escolar, distribuindo as bolsas segundo a lista obtida”.

Leia também...

Câmara de Coruche atribui Prémios de Mérito a alunos do concelho

Quinze alunos da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Coruche e da Escola Profissional de Coruche, receberam na passada sexta feira, dia 1…

Almeirim alarga projecto “Heróis da Fruta” a todos os jardins-de-infância do concelho

A Câmara Municipal de Almeirim lançou na passada segunda-feira, 18 de Outubro, o projecto “Heróis da Fruta” em todos os jardins-de-infância do concelho. Este…

ISLA celebra 38 anos com confiança no futuro (c/vídeo)

Em 1984 tiveram início, no ISLA de Santarém, os dois primeiros cursos, iniciando-se um percurso que, ao longo de 38 anos, contou com o…

“A nossa Escola tem condições para iniciar um curso de doutoramento”

Luís Cid, Director da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.