A Câmara de Abrantes vai aumentar o número de bolsas de estudo para alunos do ensino superior, de 30 para 42, com efectividade já no corrente ano escolar 2019/20. Estas bolsas são atribuídas graças a uma parceria entre a Câmara, o Rotary Club de Abrantes e a Fundação Rotária.

Segundo um comunicado da autarquia, até agora, a entidade assegurava financeiramente a atribuição de 30 bolsas, enquanto o clube rotário local patrocina (através de empresas e particulares) mais 22, totalizando 52 bolsas anuais, entre novos bolseiros e recandidaturas.

Devido ao aumento do número de candidaturas, a Câmara Municipal de Abrantes entendeu fazer uma adenda ao protocolo de cooperação celebrado em 2012 entre as três entidades, de forma a criar condições para que mais jovens munícipes tenham acesso a este apoio para possibilitar o prosseguimento dos estudos, após conclusão do ensino secundário. Assim, o valor da verba anual a atribuir pelo Município de Abrantes para encargos inerentes a bolsas de estudo anuais passará de 23.500,00€ para 32.500,00€.

Segundo o município, o objectivo é “incentivar e proporcionar condições de igualdade de acesso à formação superior a jovens residentes no concelho que, devido a dificuldades económicas por parte das famílias, possam ter dificuldade em prosseguir os seus estudos”.

Na mesma nota a Câmara de Abrantes recorda que “ao abrigo do protocolo, os serviços da Câmara recebem as candidaturas, enquanto o Rotary Clube de Abrantes as analisa de acordo com indicadores como o rendimento familiar “per capita” e mérito escolar, distribuindo as bolsas segundo a lista obtida”.

Leia também...

Seminário final do projecto “Lezíria Youth Goals” no Jardim das Portas do Sol

O projecto estratégico de Erasmus+ “Lezíria Youth Goals – Juventude Ribatejo 2027”, promovido pela autarquia de Santarém, apresentou as conclusões e propostas para a…

Tomar entrega 96 tablets a alunos do concelho

O Município de Tomar entregou recentemente aos dois agrupamentos de escolas do concelho um total de 96 tablets com um conjunto de aplicações educativas…

Câmara da Chamusca apoia universidades e academias seniores no ensino não presencial

O Município da Chamusca aprovou adendas aos protocolos de apoio às universidades e academias seniores do concelho da Chamusca para permitir a continuidade das…

Presidência e Assembleia da República apoiam Prémio Literário ‘A Escola’ na Linhanceira

Galardão criado no âmbito do Centenário das Escolas na Linhaceira vai conceder três prémios na freguesia de Asseiceira, três no concelho de Tomar e…