A Câmara de Abrantes vai aumentar o número de bolsas de estudo para alunos do ensino superior, de 30 para 42, com efectividade já no corrente ano escolar 2019/20. Estas bolsas são atribuídas graças a uma parceria entre a Câmara, o Rotary Club de Abrantes e a Fundação Rotária.

Segundo um comunicado da autarquia, até agora, a entidade assegurava financeiramente a atribuição de 30 bolsas, enquanto o clube rotário local patrocina (através de empresas e particulares) mais 22, totalizando 52 bolsas anuais, entre novos bolseiros e recandidaturas.

Devido ao aumento do número de candidaturas, a Câmara Municipal de Abrantes entendeu fazer uma adenda ao protocolo de cooperação celebrado em 2012 entre as três entidades, de forma a criar condições para que mais jovens munícipes tenham acesso a este apoio para possibilitar o prosseguimento dos estudos, após conclusão do ensino secundário. Assim, o valor da verba anual a atribuir pelo Município de Abrantes para encargos inerentes a bolsas de estudo anuais passará de 23.500,00€ para 32.500,00€.

Segundo o município, o objectivo é “incentivar e proporcionar condições de igualdade de acesso à formação superior a jovens residentes no concelho que, devido a dificuldades económicas por parte das famílias, possam ter dificuldade em prosseguir os seus estudos”.

Na mesma nota a Câmara de Abrantes recorda que “ao abrigo do protocolo, os serviços da Câmara recebem as candidaturas, enquanto o Rotary Clube de Abrantes as analisa de acordo com indicadores como o rendimento familiar “per capita” e mérito escolar, distribuindo as bolsas segundo a lista obtida”.

Leia também...

Testes diagnóstico a 30 mil alunos do ensino básico começam hoje

Cerca de 30 mil alunos de mais de 1400 escolas de todo o país vão realizar testes de diagnóstico, entre hoje e o final…

Escola Sá da Bandeira assinala ‘175 anos de futuro’

No próximo dia 11 de Outubro, a Escola Secundária Sá da Bandeira dá início às comemorações dos 175 anos de uma intensa actividade pedagógica…

Estudantes do ensino profissional vão ter exames regionais de acesso ao superior

Os estudantes do ensino profissional vão realizar exames regionais na instituição mais próxima da sua área de residência e com o resultado podem candidatar-se…

VÍDEO | Agrária de Santarém assinala 131 anos perspectivando o futuro

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) tem marcado de forma indelével o ensino das Ciências Agrárias no país onde, ao longo de toda…