A Câmara de Ferreira do Zêzere aprovou um orçamento de 32 milhões de euros para 2026, o maior da história do município e que representa um aumento de cerca de 5,5 ME face a 2025, revelou hoje a autarquia.

“É o maior orçamento de sempre, são 32 milhões de euros. [Um orçamento] equilibrado, responsável e orientado para investimentos nas pessoas, habitação, educação e no futuro de Ferreira do Zêzere, sem comprometer a sustentabilidade financeira”, disse à Lusa o presidente do município de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes (PS).

Ainda segundo o autarca, o orçamento prevê uma forte componente na utilização de fundos comunitários – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Portugal 2030 -, permitindo concretizar projetos estruturantes nas áreas da habitação, educação, saúde, serviços públicos e desenvolvimento económico, reforçando a capacidade do município em “dar resposta às necessidades da população”.

O plano financeiro inclui um volume global de investimentos de 38,37 ME entre 2026 e 2030, com 23 ME programados para 2026, distribuídos por áreas estratégicas: ensino e nova escola (9,5 ME), habitação (4,6 ME), turismo (950 mil euros), cultura (1,3 ME), saúde (550 mil euros), ação social (800 mil euros), desporto, recreio e lazer (920 mil euros), proteção civil (500 mil euros), ordenamento do território (430 mil euros) e transportes rodoviários (1,5 ME).

Entre os projetos estruturantes para 2026 estão a conclusão da nova escola, a construção de 44 fogos de habitação a custos controlados, a requalificação do centro de saúde e de oito fogos de habitação social, a reconversão do Pavilhão 2000 em espaço multiusos, a criação da incubadora Innovation Hub, em Pias, e a implementação da Loja do Cidadão, prevista para abrir até o verão de 2026.

O autarca de Ferreira do Zêzere, disse ainda à Lusa que o município pretende também apoiar a vacinação infantil não contemplada no programa nacional e reforçar serviços de proximidade, sendo o desafio maior para o próximo ano “a capacidade de execução”.

“O grande desafio para 2026 é a capacidade de execução, pois estão em causa fundos comunitários e precisamos garantir que todas as obras sejam concretizadas em tempo útil”, salientou Bruno Gomes, acrescentando que a disponibilidade das empresas para concorrer às empreitadas será determinante.

Comparando com o orçamento de 2025, que se situou em 26,6 milhões de euros, o aumento reflete a entrada de novos projetos de maior dimensão e impacto social e económico, em especial nas áreas da habitação, educação e serviços públicos.

Os documentos previsionais para 2026 foram votados favoravelmente pelos três eleitos socialistas, tendo os dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP optado pela abstenção, sem declaração de voto.

A Câmara de Ferreira do Zêzere decidiu também manter para 2026 o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que se situa no mínimo permitido por lei (0,3% para prédios urbanos e 0,8% para rústicos), com deduções para famílias com habitação permanente (que vão de 20 euros para um dependente a 70 euros por três dependentes).

Também a taxa de derrama irá manter-se nos 0,5% e a participação variável sobre o Imposto de Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) em 1%.

A política fiscal foi aprovada por unanimidade.

O orçamento será submetido à Assembleia Municipal na terça-feira, onde o PS tem maioria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

As noites no TQ Bar são diferentes!

Desde Abril deste ano que se assumiu um conceito diferente. No TQ não existem noites triviais e a programação tem sido escolhida meticulosamente, desde…

Santarém com 804 operacionais para combater fogos rurais

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito de Santarém, conta, este ano, com 804 operacionais, 456 dos quais bombeiros, apoiados…

Galeria do Mercado Municipal de Coruche recebe exposição “Terra de Gente, Terra de Liberdade”

Está patente, até dia 14 de Maio, na Galeria do Mercado Municipal de Coruche a exposição “Terra de Gente, Terra de Liberdade”. A mostra…

Museu Diocesano de Santarém celebra aniversário

O Museu Diocesano de Santarém vai celebrar o 8.º aniversário, dia 12 deste mês, com um programa musical. O programa apresenta um “espectáculo interactivo…