A Câmara de Santarém aprovou uma redução do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) e da derrama a cobrar em 2021, mantendo o IRS na taxa máxima, anunciou a autarquia.

A deliberação do executivo, aprovada por maioria na segunda-feira, determina a redução da taxa do IMI de 0,428% para 0,418%, de acordo com uma nota de imprensa do município.

As taxas do (IMI) são fixadas anualmente pelos municípios, podendo oscilar entre os entre 0,3% e 0,45% para os prédios urbanos.

A autarquia, liderada por Ricardo Gonçalves, deliberou ainda a manutenção do IMI familiar, medida que permite baixar os valores pagos pelas famílias em 20 euros para as que têm um dependente a cargo, em 40 euros para as que têm dois dependentes e em 70 euros para as que têm três ou mais dependentes.

Já no que respeita aos proprietários de prédios em ruína que não procedam à sua recuperação ou demolição, a Câmara deliberou a aplicação de “uma majoração em três vezes mais na taxa aplicável”, lê-se na mesma nota.

Na mesma reunião, o executivo aprovou uma redução da Derrama, cuja taxa baixa de 1,5% aplicados em 2020 para 1,25% a aplicar em 2021 a todas as empresas, independentemente do volume de negócios. 

A redução das taxas a aplicar nestes dois impostos foram aprovadas com os votos favoráveis do PSD, que lidera o executivo, e as abstenções dos quatro vereadores do PS.

Ao abdicar da fixação das taxas máximas de Derrama e IMI, o município de Santarém “prescinde, a favor dos munícipes e empresas com lucros tributáveis no concelho, de uma receita estimada de 1,1 milhões de euros”, estimou a autarquia no comunicado.

Quanto ao Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS), a taxa de participação do município de Santarém vai manter-se no valor máximo de 0,5%, sem lugar a qualquer devolução aos contribuintes.

A medida foi aprovada pela maioria PSD com os votos contra do PS.

Leia também...

Chaimites “BULA” em Santarém

Três chaimites tipo “Bula”, modelos conduzidos pela Coluna de Salgueiro Maia de Santarém para Lisboa, na noite de 24 de Abril de 1974, podem…

FiTiJ já arrancou em Santarém e proporciona mais de 70 espectáculos até domingo

A edição de 2018 do FiTiJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, já arrancou em Santarém. O primeiro…

NERSANT promove workshop “Separar e Circular para enriquecer – Oportunidades associadas”

É já no dia 10 de setembro que a NERSANT vai promover um workshop sobre o tema “Separar e Circular para enriquecer – Oportunidades…

União Desportiva de Santarém vence Sport Lisboa e Cartaxo no primeiro desafio da temporada

Arrancou este domingo o calendário de jogos da divisão principal do futebol da Associação de Futebol de Santarém. O Correio do Ribatejo acompanhou o…