O Município de Santarém está convidar os alunos das escolas do concelho a participar em acções de sensibilização para combate ao desperdício alimentar. O programa “Oferta de Recursos Educativos” – ORE tem contempladas 77 acções, com grande diversidade de temáticas, e em 2017/2018 contou com mais de 16.000 participações de alunos.

No projecto já participaram, no dia 26 de Abril, cerca de 40 alunos da Escola Alexandre Herculano que recolheram 340 Kg de couve que apanharam nos campos da Golegã e entregaram ao Banco Alimentar.

O objectivo deste projecto é recolher os produtos hortícolas que ficam nos campos para que sejam entregues a instituições de solidariedade social, aumentando a prática da sustentabilidade e o aproveitamento dos recursos.

Os produtos doados, apesar de terem muita qualidade, apresentam pequenos defeitos ou calibre desadequado, o que inviabiliza a sua valorização no mercado. O projecto criado em 2013 permite fazer a ponte entre os produtos que ficam nos campos dos nossos produtores e várias instituições de solidariedade social.

O projecto “Restolho” conta com a adesão da AGROTEJO (Coordenação), AGROMAIS, Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e ENTRAJUDA permitindo que toneladas de produtos agrícolas sejam aproveitados, diminuindo assim o desperdício alimentar.

Leia também...

Projecto ALM-Automatic Lubrification Mechanism vence Final Regional do Poliempreende

O projeto ALM-Automatic Lubrification Mechanism, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, venceu a Final Regional do Poliempreende 2020, numa cerimónia que decorreu…

Alunos da Escola Profissional de Salvaterra de Magos conquistam 2º lugar no Prémio FAQtos

HotOut é um equipamento que permite monitorizar a temperatura à distância.

Câmara de Santarém investe mais de 260 mil euros na requalificação da EB/JI de Amiais de Baixo

A Câmara de Santarém lançou esta quinta-feira, 21 de Maio, o concurso para a requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância de Amiais…

Câmara de Torres Novas lança livro sobre grutas das Lapas para público escolar

A Câmara Municipal de Torres Novas apresentou ontem o livro “Lapas, as grutas que não são grutas”, que “conta a história da aldeia de…