A Câmara de Santarém aprovou a criação de 52 novos postos de trabalho no seu mapa de pessoal, número que pode subir até 85 no próximo ano.
A proposta de alteração ao mapa de pessoal foi aprovada na segunda-feira na reunião do executivo camarário, resultando de um levantamento de necessidades imediatas de recursos humanos efectuado pelas diferentes unidades orgânicas do município, disse.
Os postos de trabalho a criar incluem 18 lugares para técnicos superiores, 15 para assistentes técnicos, 17 para assistentes operacionais e dois para bombeiros sapadores no Serviço de Proteção Civil Municipal e Bombeiros.
Ricardo Gonçalves afirmou que, depois da entrada, em 2019, de 54 auxiliares colocados em escolas que estavam em situação precária, a abertura de vagas no quadro visa colmatar a diminuição significativa de recursos humanos ocorrida nos últimos anos.
Por outro lado, tem em conta o facto de a média de idades dos trabalhadores do município se situar nos 49 anos e de haver um aumento de pedidos de aposentação, que poderá aumentar à medida que trabalhadores com 60 e mais anos atinjam os 40 de trabalho.
O autarca adiantou que o município fica com uma reserva de recrutamento para cada procedimento, que lhe permitirá, no próximo ano e meio, contratar à medida das necessidades.
Na reunião de segunda-feira foi ainda aprovado um novo regulamento que permite a submissão digital de todos os pedidos ao município de Santarém, criado no âmbito do “Projecto de Modernização e Desmaterialização de Processos” e que terá uma fase de implementação aproximadamente de três meses.