A Câmara de Santarém aprovou a criação de 52 novos postos de trabalho no seu mapa de pessoal, número que pode subir até 85 no próximo ano.

A proposta de alteração ao mapa de pessoal foi aprovada na segunda-feira na reunião do executivo camarário, resultando de um levantamento de necessidades imediatas de recursos humanos efectuado pelas diferentes unidades orgânicas do município, disse.

Os postos de trabalho a criar incluem 18 lugares para técnicos superiores, 15 para assistentes técnicos, 17 para assistentes operacionais e dois para bombeiros sapadores no Serviço de Proteção Civil Municipal e Bombeiros.

Ricardo Gonçalves afirmou que, depois da entrada, em 2019, de 54 auxiliares colocados em escolas que estavam em situação precária, a abertura de vagas no quadro visa colmatar a diminuição significativa de recursos humanos ocorrida nos últimos anos.

Por outro lado, tem em conta o facto de a média de idades dos trabalhadores do município se situar nos 49 anos e de haver um aumento de pedidos de aposentação, que poderá aumentar à medida que trabalhadores com 60 e mais anos atinjam os 40 de trabalho.

O autarca adiantou que o município fica com uma reserva de recrutamento para cada procedimento, que lhe permitirá, no próximo ano e meio, contratar à medida das necessidades.

Na reunião de segunda-feira foi ainda aprovado um novo regulamento que permite a submissão digital de todos os pedidos ao município de Santarém, criado no âmbito do “Projecto de Modernização e Desmaterialização de Processos” e que terá uma fase de implementação aproximadamente de três meses.

Leia também...

A geografia da COVID – um olhar

Texto da edição impressa de 19 de Junho Com preocupação, mas sem alarmismo. Estas foram as minhas primeiras palavras naquele dia 19 de março…

Câmara deixa cair projecto de Casa Mortuária no antigo bairro 16 de Março

A Câmara de Santarém desistiu do projecto de construção da nova casa mortuária da cidade no terreno onde em tempos esteve o antigo bairro…

Governo aprova aplicação de categorias dos bombeiros sapadores aos bombeiros municipais

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira, 9 de Maio, o decreto-lei que permite a aplicação das categorias e remunerações dos bombeiros sapadores aos…

Homem de 51 anos detido pela GNR por caça ilegal

Um homem, de 51 anos de idade, foi detido em flagrante delito pela GNR, no dia 5 de Novembro, por efectuar caça ilegal com…